CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 17 de julho de 2014

2 115 - Galões e divisas para as Forças Integradas de Angola

Militares das Forças Integradas de Angola, na parada do 
BC12. Foto de Rodolfo Tomás. Alferes Carvalho de Sousa, em baixo



A 17 de Julho de 1975, em Carmona, houve «cerimónia de entrega de galões e divisas aos graduados da subunidade», que, e cito o Livro da Unidade, iriam «ser os pilares do Exército Angolano». A ocasião foi aproveitada para «explorar os deveres militares e a responsabilidade dos chefes, em acção orientadora desses elementos que, embora desejando fazer algo por Angola, se sentem a submergir e deixar de ver a aceitação e autoridade que se pretendeu imprimir-lhe».
Palavras aprudentadas e premonitórias: tal Exército, afinal, nunca veio a ser... Exército de Angola.
Um ano antes, precisamente - hoje se comentam 40!!! - o pelotão comandado pelo alferes miliciano Carvalho de Sousa, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, chegou a Carmona, para efectuar «patrulhamentos na área suburbana da cidade», para lá deslocado «em situação de diligência» e «por consequência dos acontecimentos de Luanda», onde se registava graves tumultos (bem mais graves um ano depois, em 1975), então (1974) com pelo menos 16 mortos e 63 feridos.
O grupo de combate comandado pelo alferes Carvalho de Sousa incluía os furriéis António Chitas (actualmente a trabalhar em Angola, tanto quanto julgo saber), João Brejo (a morar na Cruz de Pau, Seixal) e José Manuel Costa (em Matosinhos).
O mesmo dia de 1974, há 40 anos, registou «o retorno à responsabilidade operacional do BCAV. 8423 da Luiza Maria e Vista Alegre». E terminou a Operação Turbilhão
* Galões e divisas das Forças Integradas
de Angola - Ver AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário