Cavaleiros do Norte de Zalala, com o António Coelho e o Borges Martins
assinalados. Em baixo, ambos, aos 62 anos. 62 anos que hoje mesmo festejam,
dia 1 de Outubro de 2014. Salvé!!! Quem identifica os restantes, na foto do grupo?
Outubro de 1974, na sua área de acção, foi tempo de os Cavaleiros do Norte lançarem «patrulhamentos inopinados» para, segundo o Livro Unidade, «contrariar as acções de pilhagem aos utentes dos itinerários, especialmente no troço compreendido entre Quitexe e Aldeia Viçosa». Depois do obrigatório sargento de dia (à ordem), após a apresentação de férias, foi esta uma das primeiras tarefas que me calharam na rifa (ao PELREC). Apareceram queixas de civis e, sem possibilidade de evitar tais acções da FNLA - que o LU identifica como «a força causadora», mas que «se furta ao combate» -, havia que agir no asfalto. Por lá andámos, por quanto tempo já não sei!
Era a nova guerra, que a não era a... guerrilha, na mata - dura, perigosa e traiçoeira -, mas era mais urbana, mais nas barbas da população e da tropa. Sem menos perigo, quiçá até com mais!
O 1 de Outubro de 1974, há 40 anos, foi dia de anos (os 22!!!...?), de dois Cavaleiros do Norte, de Zalala: o Zé Borges e o António Coelho.
Agora, passados 40 anos, ambos se encontraram, depois de o Borges ter procurado Coelho, a 20 de Setembro. «Não foi difícil encontrei-o e ficámos muito felizes», contou o Zé Borges.
Parabéns para ambos, Cavaleiros do Norte de Zalala, de Vista Alegre, do Songo, de Carmona e de Luanda! E de sempre!!!
- BORGES. José Borges Martins, soldado atirador de cavalaria, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala. Empresário comercial do sector do calçado, mora em Vila Franca de Xira.
- COELHO. António Pedro Coelho, soldado atirador de cavalaria, da 1. CCAV. 8423, a de Zalala. Motorista aposentado da Câmara Municipal, mora em Erra (Coruche).
Sem comentários:
Enviar um comentário