CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

2 913 - A guerra de Angola em fase decisiva...

Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, no encontro de Valongo: Jorge Capela (alferes), João Azevedo (1º. cabo), Carlos Quaresma (soldado atirador) e Rafael Ramalho (furriel miliciano atirador de cavalaria). Em baixo, Joaquim Verde (soldado atirador), José Freire (1º. cabo clarim) e Oliveira (soldado condutor) 


A 22 de Outubro de 1975, o Diário de Luanda dava conta de «descompressão na frente norte, onde se travam os combates mais intensos» da guerra que opunha MPLA e FNLA, na sequência da contra-ofensiva das FAPLA, que «fizeram recuar os importantes efectivos de mercenários, para posições a norte do rio Dange, em direcção ao Caxito»
Mais para norte, ficavam Ponte do Dange, Vista Alegre, Aldeia Viçosa, Quitexe, Santa Isabel, Zalala, Songo e Carmona, terras por onde jornadearam os Cavaleiros do Norte.
Agostinho Neto, presidente do MPLA, numa e entrevista nesse dia publicada no Diário de Lisboa, garantia (ver recorte ao lado) «a guerra de Angola na fase decisiva».
Um ano antes, 21 de Outubro de 1974, «começou a processar-se,o desarmamento das milícias», o que «não teve boa aceitação por parte dos povos, nomeadamente do Quitexe e Aldeia Viçosa». A nota que aqui recapitulo é do Livro da Unidade, que também dá conta do que, por aquele tempo, nós bem sabíamos: «as milícias, salvo honrosas excepções, não tiveram actuações de vulto em defesa dos seus aldeamentos». Mas, leio no LU, «mesmo assim argumentam os povos que esses núcleos armados são a sua melhor defesa às acções de depradação e exigências do IN, argumento difícil de contrariar, já que é impossível garantir a sua vivência pacífica, pois as NT não chegarão para superar todas as situações que se lhes apresentam». Pudera.
Voemos no tempo, até 2014 e a 27 de Setembro: as imagens de hoje reportam o encontro da 2ª. CCAV. 8423, em Valongo. São uma gentileza do António Artur César Monteiro Guedes - que por lá foi furriel miliciano e, por cá, fez carreira nas Brigadas de Trânsito, atingindo a patente de sargento-chefe, já aposentado. Obrigado, sô Guedes!!! O teu parente de Moura Morta, que está o Destacamento de Águeda, manda-te um abraço.

Sem comentários:

Enviar um comentário