CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

2 901 . Cavaleiros de Aldeia Viçosa vão a Setúbal em 2015

O capitão José Manuel Cruz falou aos Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa (em 
cima). Em baixo, (furriéis) Ferreira e Ramalho a ladear o (alferes) Capela



Os Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa, a 27 de Setembro de 2014 e em Valongo, ouviram, sacramentalmente, as palavras de José Manuel Cruz, o capitão miliciano que os comandou na jornada africana de Angola. Ainda hoje é a sua voz de referência, 39 anos depois do regresso às suas terras e gentes.
Disse José Manuel Cruz, de voz pausada, serenamente, o que todos esperavam ouvir: que o encontro de 2015 - nos 40 anos do regresso! - será em Setúbal, com o (furriel) Letras a ser o juiz da festa. Com uma nuance: realizar-se-á no primeiro sábado de Outubro, porque, no último de Setembro, ainda anda muito pessoal ocupado com vindimas. 
A almoçarada começou entradas «tocadas» a broa de Avintes, com azeitonas, rissóis, croquetes, bolinhos de bacalhau, salsicha (toscana e grelhada) e polvo c/ molho verde, sopa e creme de legumes, logo a seguir o bacalhau à moda de Braga e lombo assado no forno, com águas sumos e vinhos (ora maduro branco e tinto, ora verde da casa para refrescar gargantas, que ainda saborearam sobremesas da casa, salada de frutas, bolo de bolacha,  pudim, molotov e vianetas, antes do bolo da companhia e café, bagaço e whisky. Pfffff!!!...
A coisa estava saborosa, apetitosa, de tal maneira que se prolongou o almoço pela tarde fora, como se boda fosse, de noivos enlaçados em juras de amor eterno. A tropa, contou o (furriel) António Artur Guedes, «só começou a desmobilizar por volta das 18 horas, começando a viagem de regresso já sob forte temporal». Este é que não foi nada simpático.
E há 39 anos, lá pelo Uíge? «A ofensiva do MPLA rumo a Carmona tem progredido com êxito», reporta a imprensa do dia de Outubro de 1975. Os combates, segundo o Diário de Lisboa desse dia, «verificam-se a cerca de 70 quilómetros de Carmona - seriam entre Aldeia Viçosa e Vista Alegre - a caminho daquele  importante centro cafeeiro, que é, simultâneamente, um dos principais redutos da FNLA».
A 10 de Outubro de 1975, há rigorosamente 39 anos, chegava a Luanda a Comissão Conciliação da OUA, recebida em festa. Estava-se a cada vez menos dias do 11 de Novembro, o dia anunciado para a independência.

Sem comentários:

Enviar um comentário