CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 21 de outubro de 2014

2 912 - Memórias avulsas de um dia de ser tio, há 41 anos!


Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa, no encontro 2014 de Valongo: Oliveira, 
Azevedo, Ferreira, Rocha e Santos (em cima), Oliveira, Guedes e Soares (em baixo). 
Mais abaixo, Viegas no tempo de Lamego e de ser tio pela primeira vez!




Há 41 anos, hoje se fazem!!!..., vejam lá!!!..., levantei-me cedo, aos meus ainda hoje costumes, comi migas de broa com café (de cevada, assim se dizia...) e açúcar amarelo, disse adeus a quem me pôs neste mundo e "zarpei", a passo largo, para o apeadeiro, onde apanhei o comboio que me levou para Águeda. Ainda não eram 8 horas da manhã, tinha alguma liberdade de entrar no Hospital Conde Sucena e lá fui eu, curioso e expectante, tic, tic, tic..., a espreitar portas e corredores, até saber notícias de minha irmã mais nova - que lá entrara na véspera, em dores de parto. Em véspera do seu primeiro natal materno!!!
Lá fui e lá cheguei, à extinta maternidade, onde ela, ainda meio a dormir, me mostrou a primogénita pimpolha, que se deixou ver de pele lavadinha e fresca, embrulhada em fraldas e apaparicos, xailinhos e pós de talco, de olhitos fechados, caladinha e dorminhoca, e sem um ai, um choro, ou uma lágrima!!... Era a minha primeira sobrinha, a Susana! A Susana, que veio a ser minha afilhada e, anos mais tarde, também comadre, ora essa!!!..., por amadrinhar o meu filho João.
Assim a conheci e assim a deixei, que o caminho era para Lamego - para o CIOE. Desci ao Zip-Zip, junto ao rio Águeda, onde me iria achar com o Neto, e de lá telefonei para a vizinha Celeste, seis, dois, cinco, nove, um!!!: 
"Olhe, diga a minha mãe que a Dulce teve uma menina!...". 
Disse e lá fui eu, eu e o Neto, e o Melro (companheiro de Anadia), a galopar quilómetros, de SIMCA 1100, branco e veloz, seguro a subir a serra, até à terra de Nossa  Senhora dos Remédios.
Estas coisas, estas recordações, fazem-nos sentir mais velhos, é verdade, mais nostálgicos e até mais crianças! Mas sabe bem saboreá-las, mastigar-lhes a saudade, amar-lhes o gosto multiplicado de se ser tio pela primeira vez e de se estar, de garbo e peito cheio, a fardar um serviço ao país.
Hoje, deu-me para isto e também, como se vê pelas imagens que aqui se publicam, continuar a fazer memória das festa dos Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa que, a 27 de Setembro deste ano, se encontraram em Valongo. Tudo boa gente!!! Deles, a esse tempo, só conhecia o então aspirante João Machado e o 1º. cabo miliciano António Carlos Letras - os futuros alferes miliciano Machado (de Lisboa) e furriel miliciano Letras (de Setúbal). Meus companheiros de especialidade, em Operações Especiais, os Rangers!!! Yááááá!!!...
Foi isto, há 41 anos, tantos quantos faz hoje a minha sobrinha, afilhada e comadre!!!
- CIOE. Centro de Instrução de Operações Especiais, 
unidade de formação dos Rangers, em Lamego.

1 comentário:

  1. Meu querido tio, padrinho e compadre (nesta ordem, em respeito
    pela ordem cronológica!), aqui deixo meu apreço por tão bonita mensagem...
    Não tenho palavras...
    Gostei mesmo muito.
    E estas memórias, de avulsas, não têm nada!
    Está a ficar um sentimental...
    Susana Pinheiro

    ResponderEliminar