Cavaleiros do Norte em banho africano. Foto cedida por Zaida, filha do falecido 1º. cabo
Simões, de Santa Isabel. Quem ajuda identificar estes companheiros? Eram
tempos de calma, os de há 40 anos. Bem piores os de um ano depois (título abaixo)
Outubro, dia 27 de 1975. O dia da independência de Angola estava cada vez mais próximo, mas não paravam as confrontações. A leitura do Diário de Lisboa deste dia dá conta que «Sá da Bandeira é terra de ninguém» e que, a norte, o MPLA tende a controlar a área do Caxito, «depois da grande ofensiva desencadeada (...) na passada 5ª.-feira». O dia 23 de Outubro.
«Os mercenários da FNLA tiveram de recuar para posições que neste momento se situam nas proximidades da Fazenda, portanto a cerca de 10 quilómetros do Caxito», relata o Diário de Lisboa do dia. indicando também que «a descompressão da zona é evidenciada pelo facto de as FAPLA terem autorizado os jornalistas da deslocarem-se de novo a frente do combate» - o que estava proibido desde há 3 dias.
Por cá, no mesmo dia. a Escola Prática de Cavalaria anunciava a prisão de vários militantes da LUAR, na Azambuja, Almeirim, Alpiarça e Cartaxo. Milhares de panfletos do MDLP, assinados por Alpoim Galvão, anunciavam «a derrota do comunismo e a hora da libertação», apelando também à «mobilização contra as forças da FUR».
Um ano antes, pelo Quitexe, tudo ia bem mais pacífico. Rodava um filme por todas as unidades do BCAV. 8423, começando no Clube da vila, a 10 de Outubro e até 23 passando por Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel e Vista Alegre - projecção «completada em actividade orientada para as populações», com nova projecção no Quitexe, no dia 29.
- FAPLA. Forças Armadas Populares de Libertação
de Angola. Braço armado do MPLA.
Alguém se lembra se esta foto foi
ResponderEliminartirada na ponte do rio DANGE??
A. Letras