domingo, 5 de outubro de 2014

2 896 - Pires e Flora, cavaleiros do 5 de Outubro

Pires de Bragança (no círculo amarelo) e Flora (no rectângulo), aniversariantes de 5 de Outubro. A foto é do Quitexe, em Dezembro de 1974. Atrás, João Cardoso, José Carvalho. Manuel Bento, Luís Costa (morteiros) e António Fernandes. Em baixo, Nelson Rocha, CJ Viegas, Graciano Silva, José Pires, José Carlos Fonseca e António Flora. À frente, Delmiro Ribeiro. Em baixo, notícia DL sobre o 5 de Outubro de 1974




5 de Outubro de 1974! É sábado e feriado e ao Quitexe chegam ecos da «grande jornada nacional» que comemora os 64 anos da implantação da República - a primeira vez, depois do 25 de Abril. Digamos que tal nos passou indiferente, mas não tanto o registo da primeira página do Diário de Lisboa (aqui ao lado), referindo a apoteótica aclamação ao presidente Costa Gomes mas também, e aqui queríamos chegar, a atribuição do nome 25 de Abril à até aí Ponte Salazar.
Ao reler isto, a memória flui para a farta discussão do bar de sargentos, opondo a absoluta concordância do Farinhas, do Fonseca e do Pires, do Montijo - que a ponte sobre o Tejo deveria ser 25 de Abril, deixando de ser  Salazar -, às dúvidas do Machado, do Neto e de mim mesmo, os três não tão concordantes com o «milagre» de fazer uma ponte numa noite (ou num dia) de apoteose revolucionária. Não chegámos a acordo, se bem me lembro... - Nem era para chegar!!!
O dia era também, pelo Quitexe, o dos 22 aninhos do Pires de Bragança, meu «condómino» do Solar dos Furriéis - ele no quatro com o Rocha, eu num outro, com o Neto. Não estou certo, mas quer parecer-me que teremos ido matar fomes e sedes no familiar ambiente do Bar do Topete, com o velho bife com ovo a cavalo e umas boas cervejolas. Ficava o Topete ao fundo da avenida, para o lado do cemitério e de Camabatela. Terá sido assim, Zé Pires?!
O mesmo dia, a pouco mais de 40 kms., foi igualmente tempo de fartos «parabéns a você» para o Flora, também a «baptizar» a festa dos seus 22 anos.
Estão ambos sexYgenários e de boa saúde. Parabéns, rapazes!!! 
- PIRES. José dos Santos Pires, furriel miliciano de 
transmissões. Aposentado das Brigadas de Trânsito, mora em Bragança.
- FLORA. António Pires Flora, furriel miliciano atirador de cavalaria, 
da 3ª. CCAV. 8423. Bancário aposentado, mora em Famões (Odivelas). 
É de Tinalhas (Alcains).

Sem comentários:

Enviar um comentário