CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 12 de outubro de 2014

2 903 - Acordo de cessar fogo com a FNLA, há 40 anos


Comício da FNLA em Aldeia Viçosa: civil da administração (?), capitão José Paulo Fernandes (comandante da 3ª. CCAV. 8423), dirigente da FNLA (?), capitão José Manuel Cruz (2ª. CCAV. 8423) e comandante Bundula (FNLA). Abaixo, relatório do acordo de cessar fogo de faz hoje 40 anos. Mais abaixo, o capitão Cruz, a 27 de Setembro de 2014




A 12 de Outubro de 1974, Portugal e FNLA chegaram a acordo, em Kinshasa, para o cessar-fogo. Faz hoje 40 anos!
A delegação angolana era chefiada por Holden Roberto, a portuguesa pelo General Fontes Pereira de Melo. O acordo previa, entre outros
pontos, a retirada das FAP das zonas operacionais, concentrando-se no principais centros urbanos, a extinção da OPVDCA, Flechas, GE e TE (ou outras forças da apoio às NT) e a liberdade de acção para a FNLA actuar no sentido de politizar a suas massas militantes. Só dias depois, e sem pormenores, é que soubemos do acordo. O Livro da Unidade aponta o dia 15 de Outubro como o do anúncio público do cessar fogo. E não sabíamos, lá pelo Quitexe, de como e onde tal acordo tinha sido alcançado. E muito mais tarde terá chegado às forças operacionais da FNLA, com quem as NT tinham «uma plataforma de entendimento que levava à paragem de hostilidades entre as NT e a FNLA». Só quem avisava o velho ditado, nunca fiando.
A imagem editada acima reporta-se a um comício da FNLA em Aldeia Viçosa, mas já a 26 de Novembro seguinte - de 1974. E a FNLA, como veremos em dias próximos, não se limitou a politizar as massas - por exemplo, «actividade de pilhagem» e até de emboscadas com mortes.
- OPVDCA. Organização Provincial de Voluntários de 
Defesa Civil de Angola. Havia uma unidade aquartelada à 
saída do Quitexe, à direita, para Carmona.
- FLECHAS. Forças de operações especiais dependentes da 
Direcção Geral de Segurança (DGS/PIDE).
- GE. Grupos Especiais. Havia dois no Quitexe, os 217 e 223.
- TE. Tropas Especiais.




Sem comentários:

Enviar um comentário