O Matos, o Guedes (a beber) e o o Melo (em cima), o Letras, o Gomes e o Cruz, furriéis milicianos da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa. O alferes Carvalho (em baixo)
A 17 de Julho de 1974 - hoje se passam 39 anos!!! -, a 2ª. CCAV. do Batalhão de cavalaria 8423 «cedeu» um grupo de combate ao Comando de Sector de Uíge (CSU), para, «em situação de diligência», efectuar «patrulhamentos na área suburbana da cidade de Carmona» - a actual Uíge, capital da província do mesmo nome.
A tal levou a situação que decorria, e cito do Livro da Unidade, «na sequência dos acontecimentos de Luanda». E o que é que se passava em Luanda? Passavam-se graves tumultos que, a esta data, se contabilizavam já em 16 mortos e 63 feridos.
O pelotão que rodou para Carmona era comandado pelo alferes Domingos Carvalho e por lá tiveram problemas, que ele mesmo recorda, dando um exemplo: «Estávamos em intervenção e pôs-se uma situação delicada, por causa de um soldado de comandos que, na cidade, se exibiu com armamento e que tivemos de neutralizar. Era quente, esse tempo!!!...».
O grupo de combate do alferes Carvalho incluía os furriéis António Chitas, João Brejo e José Manuel Costa e esteve instalado no BC12, à saída da cidade, na estrada do Songo.
A 17 de Julho de 1974 recorde-se ainda, e ainda segundo o Livro à Unidade, foi «importante, ainda, o retorno à responsabilidade operacional do BCAV. 8423 de Luiza Maria e Vista Alegre».
E terminou a Operação Turbilhão.
- CARVALHO. Domingos Carvalho de Sousa, alferes miliciano atirador de Cavalaria, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa. Promotor comercial, reside em Marrazes (Leiria).
- CHITAS. António Milheiros Courinha Chitas, furriel miliciano atirador de Cavalaria, da 2ª. CCAV. 8423. Trabalha em Angola.
- COSTA. José Manuel Cerqueira da Costa, furriel miliciano atirador de Cavalaria, da 2ª. CCAV. 8423. Promotor comercial, residente em Santa Cruz do Bispo (Matosinhos).
- Brejo. João António Piteira Brejo, furriel miliciano atirador de Cavalaria, da 2ª. CCAV. 8423. Aposentado, residente em Foros de Amora (Amora).
Há 39 anos, em Aldeia Viçosa/Angola
ResponderEliminarAA Guedes
A sede apertava, mas a beber, só para a fotografia.
ResponderEliminarAinda cá estamos todos.
António Artur Guedes
Dizes tu!!!
ResponderEliminarEh, eh, eh, eh...
CV