CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 27 de julho de 2013

1 744 - Os dias de Luanda, nas vésperas da nossa chegada...

Primeira e última páginas do Diário de Lisboa de 26 de Julho de 1975. Falam de Angola  

A imprensa portuguesa de Lisboa dava conta, na edição da 26 de Julho de 1975, da situação em Angola: o MPLA «proclama resistência popular», como se lê na primeira página do Diário de Lisboa. A FNLA de Holden Roberto «declarou guerra total», como se lê na última página. Em Cabinda, a FLEC anunciou «um governo revolucionário» . ainda nesta última página. No Uíge, em Carmona e agora dizemos nós, os Cavaleiros do Norte preparavam-se para a operação de saída. 
A guarnição mantinha-se expectante e emocionalmente controlada, reagindo serenamente ao mar de provocações e insultos civis, que repetidamente se ouviam nas ruas, cafés, bares e restaurantes da cidade. Até nos cinemas. E às irresponsáveis ameaça da FNLA, «senhora e dona do Uíge», depois dos incidentes dos primeiros dias de Junho, que levaram à saída do MPLA.
De Luanda, via aerograma, chegavam-me notícias do Alberto Ferreira, 1º. cabo especialista da Força Aérea, em, serviço na base aérea: «Isto está uma m..., uma m... que eles querem». E falava-ne na sua próxima partida para Lisboa, em fim de comissão.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário