CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

5 291 - Calma no Uíge dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 nos dias finais de 1974 !


Cavaleiros do Norte na entrada do bar e messe de sargentos do Quitexe, em 1975. Atrás,
furriéis Costa e Cardoso (de garrafa na mão), 1º. cabo Almeida, soldado Lages e furriel
Flora. Ao meio, furriéis, Cruz (de óculos), NN (tapado), Costa, Armindo Reino (a festejar
 68 anos) e Carvalho. Mais à frente, Bento e Fonseca (ambos de bigode). À frente, Grenha Lopes e Nelson Rocha

 

 
O 1º. cabo Gabriel Mendes, o sapador, que hoje 
festeja 68 anos na Covilhã. Aqui, na parada do BC12, 
em Carmona (1975)

Os últimos dias de 1974, pelas bandas do Uíge onde os Cavaleiros do Norte faziam a sua jornada angolana de África, foram vividos tranquilamente.
Passado o natal mais quente das nossas vidas, continuavam os serviços de ordem e, na área da acção psicológica, continuavam animados «despiques» futebolísticos, entre pelotões e subunidades. Tinha acabado o Ciclo de Cinema (de 4 a 18 de Dezembro) e preparava-se a mítica Corrida de S. Silvestre.
Os movimentos emancipalistas, porém e a exemplo do que acontecia por todo o território, «procuravam estender a sua acção e, com o decorrer do mês, apareceram secretarias no Quitexe em Vista Alegre». E começou a verificar-se, também, «uma aproximação dos referidos movimentos. nomeadamente aos povos já há tempo fixados», cm refere o livro «História da Unidade», sublinhando «a sua maioria com incidência da FNLA, mas também, nalguns casos do MPLA».
Problema era, antecipava o mesmo «História da Unidade», «a reserva latente entre os dois movimentos, já que na área predomina a FNLA», muito embora e por então «não se tenham ainda verificado actos que possam preocupar as suas actividades»
A confiança era palavra de ordem!
Armindo Reino
em 2019
A. Reino
em 1974/75

Reino, furriel de Santa
Isabel, 69 anos no Sabugal !

O furriel miliciano Armindo Henroques Reino, da 3ª. CCAV. 8423, festeja 69 anos a 28 de Dezembro de 2020.
Especialista de Operações Especiais (os Rangers) dos Cavaleiros do Norte da Fazenda Santa Isabel, tem a particularidade de ter dois dias de anos: o da data de nascimento (28 de Dezembro de 1951) e a do registo (1 de Janeiro de 1952). Festeja, pois, a dobrar!
Regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975 e fez carreira profissional na GN. Já aposentado, morando na Aldeia do Bispo, no Sabugal, a sua terra natal. Para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Gabriel Mendes em 2020

Gabriel, o sapador, 68
anos na Covilhã !
 
Gabriel Alves Mendes foi 1º. cabo da CCS do BCAV. 8423 e está hoje em festa, dia 29 de Dezembro de 2020: comemora 68 anos!
Sapador de especialidade militar, na vila do Quitexe e na cidade de Carmona, integrou o pelotão comandado pelo alferes miliciano Jaime Ribeiro e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, fixando-se em Cortes do Meio, freguesia que é a sua natal terra da Covilhã, na serra da Estela. Esteve muitos anos emigrado em França e, agora já aposentado, voltou aos bons ares natais.
Para lá e para ele vai o nosso abraço de parabéns! 
Joaquim Grave
em 1974/1975
(foto ao lado)
e em 2019
(em cima)


Grave de Aldeia Viçosa,
68 anos no Montijo !

O soldado Joaquim Augusto Margalha Grave, da 2ª. CCAV. 8423, festeja 68 anos a 29 de Dezembro de 2020.
Mecânico auto-rodas de especialidade militar, foi Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa e de Carmona, tendo regressado a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, no final da sua comissão por terras do Uíge angolano. Regressou ao Calvário, no município de Redondo, a sua terra natal - em pleno Alentejo, no distrito de Évoa.
Mora agora na Praceta Aldegalega, na cidade do Montijo, distrito de Setúbal, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário