l |
Alferes Carvalho de Sousa e furriéis João António Piteira Brejo (que amanhã faz 69 anos), António Artur Guedes e Mário Matos. Cavaleiros do Norte, todos milicianos e de Aldeia Viçosa |
A 1ª. Companhia Forças Militares Mistas, há 46 anos e na parada do BC12, na cidade de Carmona (Uíge) |
O dia 27 de Junho de 1975 não teve actividades de especial registo entre a guarnição dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, quer em Carmona quer no Quitexe - onde ainda estava a 3ª. CCAV. 84233, a do capitão miliciano José Paulo Fernandes.
As patrulhas, as escoltas e os serviços de rotina (incluindo a prevenção) continuavam, porém e com enorme sacrifício do pessoal operacional, que horas e dias atrás de horas e dias, dias e noites, estava sempre de serviço.
A instrução para a formação da 1ª. Companhia das Forças Militares Mistas - daquele que seria (e não foi) o futuro Exército Nacional de Angola -, continuava activa e com interessada participação dos elementos da FNLA e da UNITA e monitorizada por alferes e furriéis milicianos Cavaleiros do Norte.
A especialização dos atiradores estava a cargo do alferes António Garcia e furriéis Francisco Neto e Viegas, todos milicianos e especialistas de Operações Especiais (Rangers).
O mês caminhava para o final mas ainda «sob forte tensão emocional, quer pelos alguns atritos que voltaram a dar-se» - depois dos trágicos combates da primeira semana de Junho de há 46 anos - que «também por se estão vivendo momentos de carências logísticas».
Brejo, o furriel de Aldeia
Viçosa, 69 anos no Seixal
O mês caminhava para o final mas ainda «sob forte tensão emocional, quer pelos alguns atritos que voltaram a dar-se» - depois dos trágicos combates da primeira semana de Junho de há 46 anos - que «também por se estão vivendo momentos de carências logísticas».
João Brejo no encontros da 2ª. CCAV. 8423, em Salvaterra de Magos, em 2015 |
Brejo, o furriel de Aldeia
Viçosa, 69 anos no Seixal
O furriel miliciano Brejo festeja 69 anos amanhã, dia 28 de Junho de 2021.
João António Piteira Brejo foi furriel miliciano atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, a da uíjana Aldeia Viçosa.
Alentejano e natural do lugar de S. Mateus, na freguesia de Nossa Senhora da Vila, em Montemor-o-Novo, lá voltou a 10 de Setembro de 1975 - depois de concluída a comissão de serviço em Angola e por terras do Uíge.
Trabalhou na área da segurança, já na sua última fase da carreira profissional, e actualmente e já aposentado, reside na Cruz do Pau, no Seixal, para onde vai o nosso abraço de parabéns - assim como para um dos seus três filhos (Rui António, o do meio), que é 1º. sargento da Marinha e no mesmo dia faz (38) anos. Parabéns para ambos!
Delmar Alves, 1º. cabo do Pelotão de Morteiros 4281 |
Delmar dos Morteiros,
69 anos em Espinho!
O 1º. cabo Delmar foi enfermeiro do Pelotão de Morteiros 4281, contemporâneo dos Cavaleiros do Norte no Quitexe e comandado pelo alferes miliciano João Manuel Pacheco Leite.
Delmar Rodrigues Alves popularizou-se no Quitexe por jogar futebol, era um excelente defesa central, e está em festa dos 69 anos, que assinala amanhã, dia 28 de Junho, em Espinho - de onde é natural e onde reside.
Trabalhou muito tempo no Porto, na gestão de uma loja do Grupo SuperCasa, especializada em decoração de interiores, e agora goza os prazeres da reforma.
Para lá e para ele vão os nossos parabéns!.
Fazenda Santa Isabel |
Matias de Santa Isabel,
69 anos na Pontinha!
O soldado António Manuel da Matias, Cavaleiro do Norte atirador de Cavalaria da 3ª. CCAV. 8423, festeja 69 anos a 28 de Junho de 2021.
Jornadeou pela Fazenda Santa Isabel, pelo Quitexe e ainda por Carmona e o seu nome não consta da lista do embarque do regresso a Portugal, no dia 11 de Setembro de 1975. Por razões que desconhecemos.
Sabemos que mora agora na zona da Pontinha, em Lisboa (na Rua da Liberdade do Casal da Perdigueira), e para lá vai o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário