CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 15 de julho de 2022

5 864 - A primeira ida a Santa Isabel... e à 3ª. CCAV. dos Cavaleiros do Norte!

Fazenda e aquartelamento de Santa Isabel, onde esteve a 3ª. CCAV. 8423

O alferes Jaime Ribeiro (que hoje festeja 72 anos)
e António Garcia e tenentes Acácio Luz e João Mora



O dia 15 de Julho de 1974 terá sido o da primeira ida do PELREC a Santa Isabel, onde jornadeava a 3ª. CCV. 8423, sob comando do capitão miliciano Fernandes. Saía-se do Quitexe, na estrada asfaltada para Aldeia Viçosa (e Luanda, a estrada do café) e, por altura do Dambi Angola, cortava-se à direita para Santa Isabel, já em picada que nos pregava sustos.

Tenha sido neste dia, ou não, para o caso pouco importa: íamos avisados de que poderia haver problemas. E porquê? O alferes Garcia explicou aos homens formados na parada do Quitexe: «Vamos escoltar o comandante!...». E escoltar o comandante era fazer segurança à nossa maior riqueza: quem nos orientava, nos dirigia e era o nosso líder, nosso «pai» militar, o alvo mais fácil e desejado do IN.
Almeida e Brito, o tenente coronel que nos comandava, tinha passado pelo Quitexe anos anos, como oficial de operações, e deixara fama de homem de poucas cedências. Era o «cavalo branco», assim o baptizou a lenda local, por ser de cavalaria e, já de apoucado cabelo, o ter branco, assim como a pêra e o bigode.
Lá fomos nós, de olhos abertos e unigog´s cheios, a galgar a picada, engolindo pó e sentindo no corpo os frios de quem sabe que evolui em zona de perigo. Íamos com a curiosidade de conhecer as instalações dos companheiros da mata, assim pensávamos nós que era Santa Isabel. Que seriam um sítio no meio da floresta densa e perigosa, infestada de feras e uivos amedrontadores. Mas não era nada disso, como mostra a foto: as instalações eram muito boas e lá achámos os nossos amigos no bar A Cubata, que servia de pouso aos furriéis.
O comandante Almeida e Brito ia visitar a guarnição, em contactos operacionais. Tal qual tinha estado já em Aldeia Viçosa (2ª. CCAV.) e no Destacamento da Fazenda Negrão (a 7 de Julho). Íamos nós na quinta para sexta semana do Quitexe.


O alferes Jaime Ribeiro
no encontro de 3/6/2017.
Em baixo, em 1974/75
Alferes Ribeiro, 72
anos no Tramagal !


O alferes miliciano Jaime Rodrigues Picão Ribeiro foi comandante do Pelotão de Sapadores da CCS dos Cavaleiros do Norte, está em festa dos seus 72 anos!!! A 15 de Julho de 2022.
Jaime Rodrigues Picão Ribeiro é licenciado em engenharia e, nos trágicos primeiros dias de Junho de 1975, teve papel determinante - «foi notório», segundo o louvor do Comandante do BCAV. 8423 - no acolhimento ao pessoal civil que acorreu ao BC12.
Também foi louvado por «ser bom condutor de homens, o que o credita merecedor de consideração dos seus superiores, da admiração do seus iguais e estima dos inferiores». E, na sua especialidade,
 «juntando à sua competência, a melhor boa vontade, conseguiu obter sempre os melhores resultados na construções que se fizeram, a maioria delas para melhoria do bem estar dos soldados».
O engº. Jaime Rodrigues Picão Ribeiro foi professor e formador profissional na FERNAVE (do Grupo CP). Aposentado, vive na vila do Tramagal e está de boa saúde e melhor disposição.
Grande abraço! Parabéns!

Alexandre Oliveira

Oliveira, clarim de Aldeia
Viçosa, faleceu há 3 anos !

O soldado clarim Oliveira, Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, faleceu a 15 de Julho de 2019, em Vila Nova de Gaia. Aos 67 anos e de doença.
Alexandre dos Santos Oliveira nasceu a 8 de Março de 1952 e regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, depois de também passar por Carmona. Desenvolveu a sua vida profissional activa e familiar na zona do Porto e desde Junho de 2015, sofria de uma doença degenerativa, depois de leucemia e anemia, «combatendo-a» corajosamente, entre o hospital e a sua residência do Seixo Alvo, no Olival, em Vila Nova de Gaia.
Faleceu aos 67 anos e hoje o recordamos com saudade! RIP!!!





Sem comentários:

Enviar um comentário