CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

1 520 - Adeus Pelotão de Morteiros 4281, que vais para Carmona...

Valdemar e Pagaimo, dois companheiros do Pelotão de Morteiros 4281


O Pelotão de Morteiros 4281 foi um dos anfitriões dos Cavaleiros do Norte, quando chegámos à vila Quitexe, no já distante 6 de Junho de 1974. Foram nossos companheiros da jornada jornada africana até 4 de Janeiro de 1975 (amanhã se fazem 38 anos). Foram para Carmona e para o Comando de Sector do Uíge (CSU), da Zona Militar Norte (ZMN). Em Carmona nos voltámos a encontrar, por algum tempo - até que partiram para Luanda e para o Grafanil.
O comando era do alferes miliciano João Leite, oficial açoreano que agora vive nos Estados Unidos. E a ele pertencia o furriel Pires - que por lá se prendeu de amores e voltou casado, tendo seguido carreira na GNR. E também o inimitável furriel Costa - de quem não sei paradeiro. Foi companheiro de muitas graças e alvo, algumas vezes, de partidas próprias da idade e da nossa irreverência, «despejada» em cima da sua (dele) proverbial «arte« de ser bonacheirão. Ele não nos levará a mal, se nos ler, por ler este comentário - à distância de 38 anos. 
Os «morteirais» chegaram ao Quitexe a 17 de Abril de 1974 e estavam alojadas numa mini-caserna, ao lado da padaria. Eram, com os grupos de combate das companhias operacionais que se rodavam mês a mês, quem garantia as operações, escoltas, patrulhas e serviços do aquartelamento - com o PELREC (do alferes Garcia) e o Pelotão de Sapadores (do alferes Ribeiro). Tudo gente boa. Regressaram a Lisboa no dia 17 de Julho de 1975, com missão cumprida.
O Valdemar e o Pagaimo - que se vêem na imagem (de 1974) - estiveram no encontro anual da CCS, que a 2 de Junho de 2012 se realizou em Paredes.

Sem comentários:

Enviar um comentário