CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

1 539 - A rua de baixo, a avenida, a rua da tropa do Quitexe...

Não estou enganado se lembrar que esta casa aqui à direita é o (antigo) bar Topete. O do nosso tempo, provavelmente agora com outro nome. E não erro se disser que aquele cor de rosa, logo depois da azul, era a casa do sr. Guedes. E não tenho dúvida alguma sobre esta rua: é a avenida do Quitexe, a rua de baixo, a rua da tropa.
Lá mais ao fundo, não me enganarei muito se disser que ficava a messe de oficiais. Antes, ficava a entrada para a parada e, mais à frente, sempre do lado direito, a rua para a igreja, a secretaria da CCS e a casa dos furriéis. Depois da messe de oficiais, ainda havia a messe de sargentos (o pdelotão de mortteiros e a padaria, por trás) e, logo depois, a residência do comandante Almeida e Brito - justamente onde se virava à esquerda, na rua transversal que dava para a estrada do café e onde era a enfermaria militar. Mas isto era há 38 anos. O tempo voou rápido.

1 comentário:

  1. Viva:
    Regressado à base, e começando pelo que mais de importante aqui se tem escrito nos últimos dias, quero aqui expressar os meus votos de um rápido restabelecimento do vosso camarada d’armas e amigo, Mosteias.
    Quanto à sequência de casas, a do Sr. Guedes, que não foi contemplada pela objectiva, ficava imediatamente antes do Topeto (na foto) e a casa a seguir (azul) era pertença do Sr. Carvalho, exímio alfaiate.
    O aspecto da Vila está “ligeiramente” diferente…para pior, claro! É pena!
    Abraço.
    A Casal

    ResponderEliminar