CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

1 537 - O (nosso) Quitexe Nos dias de hoje...

A capela do Quitexe e a entrada, do lado de Luanda, a 15 de Dezembro de 2012
Fotos de Carlos Ferreira


A malta está, por acaso, a conhecer o torreão aqui da foto?  E aquela casa, lá mais ao fundo, assinalada a vermelho? E esta rua, ou estrada, chamem-lhe como entenderem? É isso mesmo, é o Quitexe de hoje, a 15 de Dezembro de 2012.
O torreão era um posto de sentinela, na estrada do café, na saída da vila para Aldeia Viçosa, Vista Alegre, Ponte do Dange, Quibaxe, Úcua, Caxito e Luanda. A casa vermelha não será o restaurante do Rocha?!! É!!!! Aposto. 
Esta estrada foi espaço de muitas caminhadas da tropa dos Cavaleiros do Norte. Ora em serviço, ora em lazer, quando por lá se faziam conversas a enovelar as saudades do «puto» e da família. No Rocha, fizeram-se muitas mesas de fartar estômagos e matar muitas sedes. 
«Vamos ó Rocha?!....».
Quantas vezes esta pergunta cirandou entre a guarnição, fazendo apetite para umas pratadas de camarões, ou um bife com ovo a cavalo, ó meu Deus, tudo muito bem regado com umas ekas, umas nocais, umas, umas n´golas!!!! E então se fosse um bom vinho, coisa rara lá pelo tempo?    
Foi por aqui que passámos a caminho de muitas diligências, escoltas, patrulhas e operações. Por aqui passámos quando, em Setembro de 1974, iríamos enfrentar os revoltosos do Liberato! Por ali matámos os nossos medos e erguemos a nossa fé para céu, matando constrangimentos e temores, galgando o alcatrão até antes do Dambi Angola, onde, felizmente, não houve confronto.
Olho para estas imagens e sinto-me emocionado de ver o nosso Quitexe.
Obrigado, ó Carlos Ferreira, por no-las teres trazido.

4 comentários:

  1. Não se pode ter tudo para ter fotovoltaica a capela tem de estar fechada.
    francisco neto

    ResponderEliminar
  2. Nota-se que deixou de existir Deus!!
    Tudo ao abandono!
    Manuel Pinto

    ResponderEliminar
  3. Para ter paineis solares nos candeeiros a capela tem de estar ao abandono tambem não deve haver padre.
    Francisco Neto

    ResponderEliminar
  4. Camarada NETO, fazes um reparo que a mim me trazia dúvidas, são paineis solares nos candeeiros em todo o lado, Vista Alegre, Quitexe e muitos mais, isto para mim foi cá um negócio, as ruas continuam na mesma,terra batida e as habitações a cair de podres, alguém encheu os bolsos com este negociata Abraço NETO.
    Américo Rodrigues

    ResponderEliminar