CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 13 de janeiro de 2013

1 532 - Um regresso à vila de Úcua...

Úcua, nos dias de hoje (em cima) e mapa assinalando a vila e Quibaxe, Vista Alegre, Aldeia Viçosa, Dange (Quitexe) e Carmona (Uíge), localidades da estrada do café por onde passaram os Cavaleiros do Norte


Fazenda (abandonada) Maria Emília, na estrada do café e à saída de Úcua, a 15 de Dezembro de 2012 
Foto de Carlos Ferreira

As escoltas dos Cavaleiros do Norte, em plena estrada do café, chegavam ao Úcua - a uns bons mais de 150 quilómetros do Quitexe. E a uns 60 de Luanda. Só por uma vez me calhou lá ir, desde o Quitexe, pouco depois de uns incidentes provocados  por um grupo de militares - sem que me recorde do que foi feito deles. Quando lá chegámos, encontrámos um aquartelamento virado de pantanas e meia dúzia de homens mal uniformizados, de barbas compridas e chinelos. Diria que militares abandalhados e embrulhados em dezenas de caixas de cerveja espalhadas pelo chão e garrafas vazias.
No Úcua, estava um conterrâneo meu, recentemente falecido e aqui vizinho de uns 150 metros, o Neca - que foi militar das primeiras companhias de caçadores que lá chegaram em 1961. Voltou a Portugal e regressou a Angola, fixando-se no Úcua, onde o encontrei quando, a  6 de Junho de 1974, a CCS viajou do Grafanil para o Quitexe. 
Trabalhava num bar e, nesse dia de revisita, procurei-o, logo que me foi possível, mas já tinha ido para Luanda - com a mulher e filha, fugindo dos incidentes que por lá se repetiam. 
A data, não a lembro; nas aconteceu isto antes de 2 de Março de 1975 (dia em que fomos do Quitexe para Carmona) e só o voltei a encontrar em Agosto, na alta de Luanda, onde trabalhava num restaurante. 
Ver AQUI
E AQUI

1 comentário:

  1. A 6/12/1966 meu batalhao tinha a companhia cat 1469/65 no PIRI e a CCS no UCUA nesta data sofremos uma emboscada onde morreram oito camaradas acima da fazenda vale do loma a escassos quilometros do PIRI no UCUA o nosso quartel no dia 16 janeiro durante a noite sofremos um ataque onde tivemos a primeira baixa por isso esta zona so nos deu tristezas um abraço amigo ccs/bart 1869/65 os GALOS

    ResponderEliminar