CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

1 527 - Carlos Ferreira, o enviado especial ao Uíge angolano..

Depósito de material de guerra de Vista Alegre, com o 1º. cabo Ferreira à 
porta (em cima). O mesmo edifício, mas em 15 de Dezembro de 2012, tirada 
do lado da antiga administração, por detrás do quartel

Os Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423 abandonaram a mítica Zalala, a 25 de Novembro de 1974. Definitivamente. Foi esse o último dia da presença portuguesa naquela área de muitos feitos militares e muitos dramas. Partiram  para Vista Alegre, vila de agradável sabor urbano, na estrada do café, e que nada tinha a ver (para melhor) com o «buraco» que foram os 5 meses de jornada pela trágica e epopeica zona de acção, desde 1961. Em Zalala, «a mais rude escola de guerra».
A essa data de 25 de Novembro, assumiu «a responsabilidade operacional» da sua nova zona de acção e, a 15 de Dezembro de 2012, por lá se passeou, em romaria de saudade e memória, o 1º. cabo Ferreira (na foto, de 1975), que nos mandou imagens e narrativa, emocionada:
«Nesta fase do campeonato das nossas vidas, já todos com 60 anos, ou mais (quanto a mim, estes 40 anos passaram muito depressa..., é bom e faz bem olhar para trás e pensar as várias fases da nossas vidas. O momento histórico da altura também faz parte de nós e devemos recordar, sem saudosismos, as  amizades, acontecimentos, locais e pessoas que nos marcaram de alguma maneira.
Eu era cabo de armamento, mas a função principal era “fiel de armazém”. Mas  importante, devido às mudanças constantes de quartéis.  A 1ª. companhia, que tinha um cravo vermelho como símbolo ao peito, em crachá - cravo pintado na porta de armas e nas viaturas -, talvez por isso mesmo é que andou «acabar» os quartéis em Zalala, Vista Alegre e Songo, sempre com a casa às costas.
E também o quartel de Carmona, onde participei na ultima fornada de pão da padaria e trouxe a última ou das últimas bandeiras portuguesas da unidade, antes de embarcar na coluna para Luanda. A companhia foi de avião».
- NOTA: Está desfeito o «nó» de suspense que aqui «fabriquei»: o enviado especial a Zalala, Ponte do Dange, Vista Alegre, Aldeia Viçosa, Quitexe, Songo e Carmona é o (ex)1º. cabo Ferreira. Natural de Albergaria-a-Velha, foi meu companheiro na Escola Industrial e Comercial de Águeda (até ao 3º. ano - actual 7º.), altura em que passou  para a de Oliveira de Azeméis. Nunca nos encontrámos em Angola.
- FERREIRA. Carlos Alberto Pereira Tavares Ferreira. 1º. cabo mecânico de armamento ligeiro, da 1ª. CCAV. 8423. Teve actividade revolucionária em Portugal no pós-25 de Abril. É empresário do sector de sistemas electrónicos de segurança em  Moçambique, residindo em Maputo (antiga Lourenço Marques).

1 comentário: