CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

1 521 - Uma prenda para os Cavaleiros do Norte de Zalala...

Casa do fazendeiro de Zalala (em cima) e armazém de sacagem junto ao antigo 
quartel e eira de secagem do café (em baixo). Fotos do dia 15 de Dezembro de 2012


O dia de hoje é de prenda para a memória dos companheiros que «cavalgaram» por Zalala, de 7 de Junho até 25 de Novembro de 1974 - quando foram aquartelar em Vista Alegre e Ponte do Dange. Foi nesta data que os "últimos" zalalas, os da 1ª. CCAV. 8423, comandados pelo capitão miliciano Castro Dias,  disseram adeus à mítica fazenda - onde tanto sangue correu, desde 1961, e tantos dramas se sentiram no coração e na alma, esfarrapados na dor física. 
Um companheiro zalaliano, o da foto de cima (obtida a 15 de Dezembro de 2012, há, pois, menos de 3 semanas), brindou-nos com as imagens e dele reportamos este texto:
«ZALALA era um buraco e a anti-tese, longe de tudo o que se estava a passar, e estavam a passar-se coisas fantásticas e de importância histórica e transformações profundas na vida do nosso país e nas então colónias. 
Estávamos ausentes passivos, dos movimentos e decisões do MFA da altura (apesar de eu ter sido eleito para a comissão do MFA da companhia, com o dedo do capitão, sem qualquer efeito), e na produção de uma nova sociedade.
Nós, soldados (cabo ou soldado, na prática era tudo igual), não tínhamos recursos (um soldado ganhava cerca de 8 euros por mês e alguns eram casados e com filhos) e a falta de informação eram um problema muito grande. O capitão recebia alguns jornais, como o Expresso, e lembro-me de andar à volta desses jornais, depois de lidos, como cão atrás de osso. Por muitas  vezes ele dava, outras vezes era o Tininho, soldado dos oficiais, que os trazia, quando podia e queria».
Dá para «topar» quem é?
Diremos, um destes dias - pois temos mais imagens para editar. Só um pormenor, que também me surpreendeu: foi meu contemporâneo na (antiga) Escola Industrial e Comercial de Águeda, já lá vão mais de 40 anos. E desta nem eu sabia. 
Clicar nas imagens, 
para as ampliar

12 comentários:

  1. Hoje ligou-me o Nascimento (Vago Mestre) dos Estados Unidos,falamos sobre o assunto, para identificar este nosso Camarada, acho que não ficamos muito longe da realidade, se foi um Cabo, acho que acertamos, mas não vamos arriscar.Esperamos que o Camarada Viegas nos dê cabo da paciência e divulgue o nome deste Camarada.

    ResponderEliminar
  2. Hoje ligou-me o Nascimento (Vago Mestre) dos Estados Unidos,falamos sobre o assunto, para identificar este nosso Camarada, acho que não ficamos muito longe da realidade, se foi um Cabo, acho que acertamos, mas não vamos arriscar.Esperamos que o Camarada Viegas nos dê cabo da paciência e divulgue o nome deste Camarada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O VIEGAS DEU DEMASIADAS PISTAS. PELA FOTO, NINGUEM VAI RECONHECER.

      Eliminar
    2. Sem quem, pois anda por angola. e Rogerio Raposo.

      Eliminar
    3. Rogerio Raposo, Radio Transmissoes 1. comnhia Bat. 8423, Zalala,

      Eliminar
    4. Abraço Rogerio Raposo, Rádio Transmissoes a 1ª Companhia do BAT. Cav. 8423, está entre nós.

      Eliminar
  3. Com esta barriguinha de sexagenário, quem será, quem será?
    Tem traços que me dão a entender que será o...? Bom 1ºs.-cabos não eram assim tantos..

    ResponderEliminar
  4. A barriga deve ser igual à de muitos de nós... mas o estranho e que o Viegas diga que não o conheceu lá em Zalala. À qualquer coisa que n/ bate certo, então foram colegas de escola e não sabiam que eram do mesmo batalhão.
    Anda lá, ó Viegas, quem é o cavaleiro da pera?
    Pires

    ResponderEliminar
  5. Só pode ou então estou muito enganado, 1º Cabo FFFFFFFFFFFFFFFF,rrrrrrreeeeeirrraa.

    ResponderEliminar
  6. UM GRANDE ABRAÇO Ó RODRIGUES. TEMOS BLOG PARA OS PROXIMOS 25 ANOS. FERREIRA

    ResponderEliminar