CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

1 528 - A Ponte do Dange...

Ruínas do Destacamento Militar da Ponte do Dange (em cima) e ponte do rio Dange (em 
baixo). Fotos de Carlos Ferreira, a 15 de Dezembro de 2012. Última foto: aldeia a seguir à ponte. 
Clicar nas imagens, para as ampliar



O Destacamento Militar da Ponte do Dange fazia «fronteira» dos Dembos para o Uíge africano e a  ponte era local de passagem obrigatório, na movimentada estrada do café, toda ela em asfalto, entre Carmona e Luanda.
Ao tempo dos Cavaleiros do Norte, esteve inicialmente «ocupada» pela CCAÇ. 4145/72, aquartelada em Vista Alegre, um pouco mais à frente, no troço para Carmona. A 4145/72 saiu de lá em 21 de Novembro de 1974, episodicamente substituída pela CCAÇ. 4145/74 e esta, em partida rápida para Luanda, por um pelotão da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala. 
O PELREC, em data que não consigo lembrar, esteve lá alguns dias, entre Junho e Dezembro de 1974.
Ver AQUI

4 comentários:

  1. Local bem prazivel! Gostei do tempo que passei por lá!!
    ManPinto

    ResponderEliminar
  2. Já passaram quase 45 anos que este local era local obrigatório de passagem pelo menos uma vez por semana na segurãnça á coluna de abastecimento civil que partia da Aldeia Viçosa para Luanda.No Piri terminava a nossa viagem entregando a segurãnça aos militares de Quibaxe que continuavam a escolta e pegávamos na que eles traziam do Caxito. O fortim da Ponte do Dange (uma velha ponte em ferro)era sítio obrigatório de paragem para esvaziar umas Cucas ou umas Nocais.

    ResponderEliminar
  3. Estive na segurança à construção da ponte e do fortim de junho a dezembro de 1969, na Companhia de Caçadores 2505,estacionado na foz do Loge que desaguava no Dange. Mesmo na segurança à construção estava a companhia de cavalaria "Os Centauros" Antes de 1969 não havia ponte nem fortim!

    ResponderEliminar
  4. Uma referência à Ponte do Dange (Totobola), neste link: http://ccac2505.blogspot.com/2013/05/tres-episodios-na-vida-dum-operacional.html

    ResponderEliminar