CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 3 de maio de 2014

2 018 - Alegre em Lisboa e nós em Santa Margarida

Manuel Alegre e Piteira Santos, em foto do Diário de Lisboa (em cima). 
A Mata do Soares, nos arredores de Santa Margarida (em baixo)


A 3 de Maio de 1974, os Cavaleiros do Norte entraram em Instrução Altamente Operacional (IAO), na Mata do Soares, pelas bandas de Santa Margarida. As quatro companhias do Batalhão de Cavalaria 8423, até ao dia 10, exercitaram-se «já com autonomia, com vista a pô-las a viver à semelhança, embota ténue, daquilo que iria ser a sua vida no Ultramar», como refere o Livro da Unidade.
O espaço em que nos instrucionámos é (mais ou menos) o que se pode ver na imagem de baixo.
Na véspera, chegou a Lisboa Manuel Alegre, meu conterrâneo da Rua de Baixo, vindo de Argel - onde tinha feito afronta ao governo português, nomeadamente através da Rádio Portugal Livre. Era militante da Frente Patriótica de Libertação Nacional e chegou ele e Piteira Santos. À saída do aeroporto, estava gente de Águeda, que lhe «dispensou gestos de carinho sintetizadas no cartaz» que dizia «Águeda continua em festa», como reporta o Diário de Lisboa.
Alegre foi levado em ombros e afirmou que «sou um militante que faz poesia por razões políticas». Foram recebidos na Cova da Moura, onde alguns oficiais disseram já conhecer Manuel Alegre, ora de o ouvir da Rádio Voz da Liberdade, a de Argel, ora de Angola - onde Alegre tinha sido oficial miliciano.
Em Angola, a Assembleia Legislativa mantinha-se em exercício, por ordem da Junta de Salvação Nacional. Noutra ordem, estava em processamento a libertação de presos políticos, embora, segundo o DL, se desconhecessem exactamente os critérios a seguir. Alguns, já tinham sido libertados.

Sem comentários:

Enviar um comentário