CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 31 de maio de 2014

2 048 - Memórias, saudades e palmas para os nossos mortos!!!!

Foto da Família dos Cavaleiros do Norte do Quitexe (em cima), Em baixo, o Viegas no momento de evocação dos companheiros já falecidos, deles fazendo memória, sublinhada com salva de palmas


O largo da Junta de Freguesia e da Igreja de Nossa Senhora do Ó, na Lomba de Gondomar, foi recebendo os Cavaleiros do Norte, ao fim da manhã de 31 de Maio de 2014, entre abraços, muitas recordações e saudades que se "matavam" e se lavavam em lágrimas que caíam, por rostos de almas mais emocionais. Mais emotivas e sensíveis! 
A véspera, dia 30 de Maio, fora a dos 40 anos da chegada a Luanda, para a nossa jornada africana de Angola. Todos nos lembrámos desse dia tão especial!
A celebração era mesmo ali, com o Coro da Paróquia e as palavras sábias do diácono Francisco Sobreiro, que exaltou a missão dos (ex)combatentes e a dor da famílias que por cá ficavam. Após a Acção de Graças, o (ex-furriel) Viegas fez o «momento de evocação e de memória dos companheiros da nossa jornada africana de Angola».
«A memória dos que aqui não estão, porque faleceram, faleceram entretanto, já depois do nosso regresso, mas estão na nossa saudade e descansam no nosso profundo respeito», disse o Viegas, pausando a voz e olhando quem, na nave do tempo da Lomba, partilhava este momento de saudade.
Agradeceu ao diácono Francisco Soeiro e ao Coro Paroquial e leu os nomes dos companheiros falecidos, ressalvando que «outros poderá haver». Evocou 23 Cavaleiros do Norte, os seguintes:


- Carlos José Saraiva de Lima Almeida e Brito. Tenente-coronel e comandante do Batalhão. Atingiu a patente de general e faleceu a 20 de Junho de 2003, durante um passeio, em Espanha. Tinha 76 anos.
- José Luís Jordão Ornelas Monteiro. Era 2º. Comandante, mas não seguiu para Angola. Foi para a Guiné, convocado pelo MFA. Morreu a 16 de Julho de 2011, em Lisboa, aos 80 anos.

- António Martins de Oliveira. Capitão e comandante da CCS. Chegou a major, pelo menos, e faleceu em data e por razão desconhecidas.

- João Eloy Borges da Cunha Mora. Tenente e Adjunto do Comandante da CCS. Faleceu a 21 de Abril de 1993, com 67 anos. Em Lisboa. Era do Pombal.

- António Manuel Garcia. Alferes miliciano de Operações Especiais. Faleceu a 2 de Novembro de 1979, aos 27 anos - num acidente entre Viseu e Mangualde, quando, como agente da PJ, investigava o Caso Ferreira Torres. Era de Pombal de Ansiães (Carrazeda de Ansiães) e morava em Gaia.

- Luís Ferreira Leite Machado. Sargento Ajudante. Faleceu a 12 de Julho de 2000, em Évora. Tinha 80 anos.

- Joaquim Augusto Loio Farinhas, furriel miliciano sapador. Faleceu a 14 de Julho de 2005, de doença do foro oncológico. Em Amarante, aos 53 anos.

- Luís João Ramalho Mosteias, furriel miliciano sapador. Faleceu a 5 de Fevereiro de 2013, aos 61 anos. De doença oncológica. Vivia em Vila Nova de Santo André.

- Joaquim Figueiredo de Almeida, 1º. cabo atirador de Cavalaria. Faleceu a 28 de Fevereiro de 2009, aos 59 anos, de doença do foro oncológico. Era de Penamacor.

- António Carlos Fernandes de Medeiros, 1º. cabo operador cripto. Faleceu a 10 de Abril de 2003, de doença. No Porto, aos 51 anos.

- Jorge Luís Domingos Vicente, 1º. cabo atirador de Cavalaria. Faleceu a 21 de Janeiro de 1997, por doença, aos 44 anos. Era de Vila Moreira (Alcanena).

- Carlos Alberto de Jesus Mendes, 1º. cabo mecânico electricista. Faleceu a 21 de Abril de 2010, aos 58 anos. Morava em Lisboa, nos Prazeres.

- Jorge Manuel de Sousa Pinho, 1º. cabo escriturário. Faleceu de doença a 19 de Abril de 2003, no Porto. Aos 51 anos.

- José Adriano Nunes Louro, 1º. cabo sapador. Faleceu (por suicídio) a 3 de Julho de 2008, aos 56 anos. Era de Tomar.

- Manuel Augusto da Silva Marques, 1º. cabo carpinteiro. De Esmoriz (Ovar), faleceu a 1 de Novembro de 2012, de morte súbita, aos 60 anos.

- José Gomes Coelho, soldado sapador.  Faleceu em Maio de 2007, com 55 anos, de doença do foro oncológico. Morava em Oldrões da Calçada, em Penafiel.

- Armando Domingues Gomes, soldado atirador de Cavalaria. Morreu a 3 de Setembro de 1989, aos 47 anos, em Á-dos-Cunhados.

- Manuel Leal da Silva, soldado atirador de Cavalaria. Faleceu a 18 de Junho de 2006, de doença súbita, em Pombal, aos 54 anos.

- Carlos Alberto Morais da Silva, soldado cortador. Faleceu a 12 de Janeiro de 1990, com 48 anos, em Santo Tirso.

- Alcino Fernandes Pereira, soldado cozinheiro. Morreu a 25 de Junho de 1994, aos 52 anos, em Idanha (Sintra).

- Manuel Augusto Nunes, o Amarante, soldado sapador. Morreu a 25 de Maio de 2005. De Doença, em Telões – Amarante. Tinha 53 anos. 

- João Manuel Pires Messejana, soldado atirador de cavalaria. Faleceu a 27 de Novembro de 2009, em Lisboa, de doença, aos 57 anos.

- Graciano do Purificação Queijo, soldado clarim. Morava em Samora Correia e faleceu a 30 de Outubro de 2013.

«Este momento de memória e de saudade, evoca companheiros nossos, com quem vivemos momentos de dor, de dramas, de vésperas de tragédia, mas também outros de empolgantes alegrias, de grandes emoções e de solidariedade viva, que nos ajudaram a crescer como homens e a esquecer os milhares de quilómetros que nos separavam do chão das nossas terras, dos seus cheiros, das suas gentes, dos nossos familiares e amigos. É para eles, para estes 23 companheiros que a morte já levou, que ergo o desejo de que estejam com Deus, estando, como estão, e sempre estarão, nos nossos orações", disse o (ex-furriel) Viegas, encerrando com o pedido, cumprido em momento de rara emoção, de «uma salva de palmas em sua memória».

Sem comentários:

Enviar um comentário