CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 14 de maio de 2014

2 029 - Melo Antunes em Luanda e e vexames em Carmona

O BC12, em Carmona, na saída para o Songo - último aquartelamento uíjano dos Cavaleiros 
do Norte. Notícia do Diário de Lisboa de há 39 anos, sobre a visita de Melo Antunes a Luanda


A 14 de Maio de 1975, Melo Antunes tentava negociar com os três movimentos de libertação de Angola, mas enfrentava dificuldades. Jonas Savimbi, da UNITA, por exemplo, não via necessidade de Portugal de envolver na cimeira e o mesmo já tinham manifestado o MPLA e a FNLA. A ideias de bzse era qur os três se reunissem a sós, esclarecendo as suas diferenças.
Surpreendentes eram, entretanto, as declarações de Rosa Coutinho, acusando Daniel Chipenda de ter sido informador da PIDE. «Foi introduzido no MPLA para o dividir. Com Mobutu, quer dizer Holden, havia possibilidades de entendimento. Mas o MPLA era o verdadeiro perigo, era preciso quebrá-lo. Foi Chipenda quem fez essa divisão», disse Rosa Coutinho, falando em Paris, numa entrevista à France Press, considerando que o objectivo era «pôr Holden Roberto no poder, com Chipenda e Savimbi ao lado».
E por Carmona, lá pelo Uíge?
Os Cavaleiros do Norte lá iam aguentando, «com escolhos diversos a vencer» e, cito do Livro da Unidade, «alvo de vexames, vendo e sentindo ameaças e com as suas actividades mal aceites, ainda que não subsistam quaisquer dúvidas quanto a sua imparcialidade».
Sofriam os Cavaleiros do Norte, e de que maneira!!!, para manter a segurança de pessoas e bens, na terra uíjana de Angola.

Sem comentários:

Enviar um comentário