CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 20 de maio de 2014

2 035 - Tomaz e Marcelo no Brasil, TV em Angola!!!

Porta d´armas do Regimento de Cavalaria 8423, em Santa Margarida (em 
cima). Marcelo Caetano e Américo Thomaz, ao centro (na foto de baixo, da net). 




A 20 de Maio de 1974, há precisamente 40 anos, o almirante Américo Tomaz e o professor Marcelo Caetano deixaram a ilha da Madeira e embarcaram para o Porto Santo, no navio "Prata Azul", do armador José Maria Branco. Lá chegaram às 10,30 horas da manhã, sdos do Funchal por volta das 7! Pouco depois, o já ex-Presidente da República e o ex-Presidente do Conselho de Ministros embarcaram num avião, em direcção ao Brasil. Exilados!
No Funchal, no Palácio de S. Lourenço, continuaram os seus famliares e também o dr. Moreira Baptsta. Ia assim o 25 de Abril, há 40 anos. Era 20 de Maio, uma segunda-feira, e uma semana depois deveríamos s embarcar para Luanda.
Nas Áfricas, para onde iriam os Cavaleiros do Norte, Almeida Santos chegava a Lourenço Marques, onde se admitia que Moçambique se tornaria "independente num futuro não muito distante". Era para isso que lá estava Almeida Santoa, para "falar com as partes interessadas". E falava-se da necessidade de "garantir dos interesses da população branca".
Novidade em Angola, que era (é)  o que mais nos interessa(va), era o aparecimento da televisão, por cabo: a TVA. A Televisão de Angola. Apressou-se a estação a mostrar-se ao público na zna da Avenida dos Combatentes e fizeram-se engarrafamentos, com trânsito interrompido para as pessoas verem as maravilhas da imagens que lhes apareciam nas pantalhas.
A concessão estava dava, pelo Governo anterior (deposto), à Rádio Televisão de Angola (RTA), mas a TVA antecipou-se e logo anunciou ir disponibilizar 30 000 aparelhos, para o grande público. Desconheço se tal chegou a acontecer, mas estou seguro que, nos 15 meses que estive em Angola, nunca por lá vi televisão alguma. Ligada, ou para ligar.

Sem comentários:

Enviar um comentário