CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 19 de maio de 2014

2 034 - Preparar o adeus e a democracia de Angola

Almeida Santos, à direita, numa das visitas 
a Angola (foto da net). Em baixo, a picada para o Liberato


A 19 de Maio de 1974, andavam os Cavaleiros do Norte a fazer malas e a fazer as despedidas do «adeus que vou para Angola» e Almeida e Santos partiu para África e ia, segundo o Diário de Lisboa, «com demora de três dias em cada um dos Estados», fazendo primeira escala de algumas horas em Luanda, a caminho de Lourenço Marques.
O titular da pasta da Coordenação Inter-Territorial fazia-se a acompanhar pelo tenente-coronel Sousa Belchior (que tinha sido delegado da Junta de Salvação Nacional no já extinto Ministério do Ultramar) e pelo major Hugo Santos e pelo dr. Costa Oliveira.
Ao que iam? Para definir a política geral dos Governos Provisórios, «garantindo a indispensável coordenação de todos os sectores da administração geral definida no programa político estabelecido».
Em Luanda, ao tempo, desenvolvia-se o Movimento Democrático de Angola (MDA), que apoiava a Junta de Salvação Nacional e, a partir de Luanda, se queria alargar a todo o território. O presidente era o advogado Eugénio Ferreira - que se preparava para convocar uma assembleia geral e estabelecia contactos com «democratas radicados no Huambo, na Huíla, em Benguela e Moçâmedes e nomeava nas outras cidades e vilas comissões para iniciar, imediatamente as acções de politização das populações». Queria o prédio da Mocidade Portuguesa para sede.
Desportivamente, confirmava-se a realização do Mundial de Hóquei em Patins em Angola - o que acabou por não acontecer. O Sporting foi ao Barreiro vencer (3-0) o Barreirense e, com 49 pontos, sagrou-se campeão nacional de futebol. Em segundo, o Benfica (47),empatou (2-12) em Setúbal. Já agora: Belenenses-Montijo, 3-0; Boavista-V. Guimarães, 1-1; Leixões-FC Porto, 2-0; Oriental-Cuf, 3-2; Olhanense-Académica, 0-0; e Beira Mar-Farense, 3-0.
- Classificação: 1º. Sporting, 49 pontos; 2º-Benfica, 47; 3º.-V. Setúbal, 43; 4º.-FC Porto, 43; 5º.-Belenenses, 40; 6º.-V. Guimarães, 31; 7º.-Farense, 26; 8º.-CUF, 25; 9º.-Boavista, 24; 10º.-Académica, 23; 11º.-Olhanense, 22; 12º.-Oriental, Beira Mar, Leixões e Barreirense, 21; 16º.-Montijo, 20.
Desceram, o Montijo e o Barreirense - este por ser dos quatro clubes, com 21 pontos, o que menos pontuou nos jogos entre eles.

Sem comentários:

Enviar um comentário