CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 13 de maio de 2014

2 028 - A 13 de Maio de 1952...

João Monteiro (Gasolinas), Oliveira (?), José Gomes Coelho, 
NN e Soares (??), ainda no Quitexe. Em baixo, José Coutinho das Neves


A 13 de Maio de 1952, há precisamente 62 anos, nasceram pelos menos três Cavaleiros do Norte: o Zé Mendes, o Zé Neves e o Manuel Costa. Todos diferentes e todos da garbosa CCS, do Batalhão de Cavalaria 8423. 
A esse dia, o Diário de Lisboa apontava Angola como «terra de progresso extraordinário, nos últimos anos»» e citava o desenvolvimento da DTA - com 5 Dakotas (bimotores para 21 passageiros), 5 Heecherafs (para 7) e 7 Dragons-Rapids (para 6), além de 6 monomotores para pequenos serviços. Operavam «em 40 campos de aterragem» espalhados pelo território. Em 1050 dois anos anteriores, 14 789 pessoas tinham usado os transportes aéreos de Angola, em viagens internas.
Era dia de Fátima e a imprensa dava conta das cerimónias do adeus, quando se terão agitado «talvez mais de 400 000 lenços», terminando as cerimónias com o Adeus à Virgem, «por centenas de milhares de peregrinos que agitando os seus lenços, se despediam da imagem daquela Senhora que há precisamente 35 anos apareceu aos pastorinhos da Cova da Iria».
A 13 de Maio de 1975, 23 anos depois, não sei se o Mendes, o Neves e o Costa terão festejado os seus anos estávamos no BC12, em Carmona. Mas foi certa a chegada de Melo Antunes a Luanda, para negociar com MPLA, FNLA e UNITA - negociar uma nova cimeira. Pela capital «não se registaram novos incidentes», mas era notória «a fuga desordenada de técnicos europeus, devido à instabilidade da situação  e aos acontecimentos sangrentos das últimas semanas», como relatava o Diário de Lisboa desse dia.
A 13 de Maio de 2007, em Oldrões, Penafiel, faleceu José Gomes Coelho, vítima de doença. Foi soldado sapador da CCS dos Cavaleiros do Norte - evocamos com respeito e saudade.
- MENDES. José da Fonseca Mendes, 1º. cabo de 
transmissões de infantaria. Empresário de restauração, 
em Lisboa (nos Prazeres). 
- NEVES. José Coutinho das Neves, soldado atirador 
do PELREC. Mora em Cabriz (Sintra).
- COSTA. Manuel Brites da Costa, soldado condutor. 
Mora na Atouguia, em Torres Novas.
- DTA. Divisão de Transportes Aéreos, de Angola.
A morte de José 

Gomes Coelho, ver AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário