Jardim do Quitexe, em imagem de 2014 (da net). A casa da esquerda
era a dos Correios. Em baixo, notícia de há 40 anos: 20 mortos em Luanda
Os incidentes, segundo do Diário de Lisboa, «tiveram início (...) quando forças do MPLA cercaram a delegação do grupo de Chipenda». Ao MPLA chegaram notícias de que a Facção Chipenda estaria a «receber reforços de pessoal e de material, originário de um país vizinho». O MPLA fez saber que não era sua intenção atacar, mas apenas forçar o Governo de Transição a «tomar medidas adequadas para neutralizar ou dissolver a Facção Chipenda». Os homens desta, ainda segundo o DL, «abriram fogo contra os militares da FALA, estabelecendo tiroteio que se arrastou até ao princípio da madrugada de ontem».
Além dos 20 mortos, muitas mais (pessoas) ficaram feridas e as NT, após isso, «tomaram conta das instalações semi-destruídas do Grupo de Daniel Chipenda». O incidente começou por volta das 3 horas da manhã do dia 13 (6ª.-feira) e o Governo de Transição anunciou a abertura de um inquérito.
O Grupo de Daniel Chipenda, no mesmo dia e ainda citando o DL, teria atacado um hospital do MPLA, no Luso, e «matou 5 enfermeiros».
Sem comentários:
Enviar um comentário