Aldeia Viçosa, em Dezembro de 20123 (fotos de Carlos Ferreira). Parte do
que resta do antigo quartel da 2ª. CCAV. 8423. Em baixo, o alferes Meneses Alves
A 27 de Fevereiro de 1975, sabia-se que os Cavaleiros do Norte da CCS iriam para Carmona, assim como um grupo de combate da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz. Só a 11, iria o resto da companhia.
A 3ª. CCAV., a de Santa Isabel (do capitão José Paulo Fernandes), continuaria no Quitexe e, por Vista Alegre e Ponte do Dange, aquartelada continuaria a 3ª. CCAV. a de Zalala (do capitão Davide Castro Dias) - a aguardar rotação para o Songo.
A Aldeia Viçosa, vindo de Cabinda, chegou neste mês de Fevereito de há 40 anos o alferes miliciano Manuel Meneses Alves - que, já em Carmona, se viria a notabilizar por corajosa intervenção em incidentes que opuseram homens armados da FNLA e do MPLA, no decorrer de uma manifestação não autorizada, a 13 de Abril de 1975. Foi louvado, porque «actuou de forma rápida, decidida e enérgica, não deixando dúvida quanto à deterrminação do pequeno núcleo de tropas que comandava». Deteve dois dos elementos em confronto e, como se lê no louvor publicado na ordem de serviço nº. 90, «de imediato ter feito abortar a referida manifestação».
Faleceu a 15 de Maio de 2013, no Hospital de Leiria, vítima de doença. Tempos antes, e sabendo do mal de que sofria, organizou um jantar de despedida dos amigos. O que repetiu tempos depois, quando as condições de saúde se complicaram. RIP!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário