CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

3 857 - Combates por toda a Angola, a tomada de Lucala pela FNLA!

n
Cavaleiros do Norte do Parque-Auto. À esquerda, em baixo e de cócoras, António Clara Pereira, que hoje
 faz 65 anos, em Mação. A seguir, Madaleno e 1ºs. cabos Marques (Carpinteiro) e Teixeira (estofador). Na
fila atrás, Vicente (mãos as ancas), NN, NN, e NN, furriel Morais (de óculos), 1º. cabo Frangãos (Cuba),
alferes Cruz (de branco), 1º. sargento Aires, Pereira, Serra (mãos à frente), 1º. cabo Teixeira (pintor) e
Picote (de mãos nas ancas). Atrás, NN. Gaiteiro, NN, Miguel, NN e NN. Quem ajuda a identificar os NN´?


Cavaleiros do Norte da CCS no encontro de 3 de Junho
de 2017, no RC4: Simões, Serra, António Pereira (que
hoje faz 65 anos em Mação) e 1º cabo Teixeira (estofador)

A FNLA, a 18 de Agosto de 1975 e «depois de mais uma tentativa gorada de entrada das suas forças» em Luanda, através do Caxito «retomou a posição anterior, limitada pelo Rio Dande». Mas, aparentemente usando uma força militar de 10 000 homens, «logrou retomar Lucala, posição estratégica no eixo Luanda-Henrique de Carvalho, entre Salazar e Malanje».
A zona foi palco de «violentos comba-
tes, que ainda não terminaram, pois a
Notícia do Diário de Lisboa
de 18 de Agosto de 1975
FNLA mostra a intenção de avançar para Salazar», que há mais de um mês estava controlada pelo MPLA.
O dia foi assinalado também, por combates pelo menos no Luso e Silva Porto (cidades onde a UNITA fez desembarcar muito material de guerra), em Nova Lisboa, Cela e Lobito.
Ao mesmo tempo e nesse dia 18 de Agosto de 1975, a imprensa noticiava que «antigos membros dos Comandos Portugueses em Moçambique, assim com ex-membros da ex-PIDE/DGS, encontrar-se-iam ao lado das forças armadas da FNLA», em Nova Lisboa, cidade controlada por este movimento e pela UNITA, segundo reportava o Diário de Lisboa dessa segunda-feira de há 42 anos.
Temia-se, a esse tempo, que FNLA e UNITA, juntos, tentarem reconquistar o Lobito, sob controlo do MPLA. «A situação pode deteriorar-se de novo, já que parta ali se dirige forças dos dois movimentos, certamente para tentarem a reconquista», noticiava (imagem) o Diário de Lisboa.

António Pereira

Mecânico Pereira,
65 anos em Mação

António da Clara Pereira foi soldado mecânico-auto da CCS do BCAV. 8423, o dos Cavaleiros do Norte, e hoje mesmo (18 de Agosto de 2017) festeja 65 anos.
Natural da Carregueira, freguesia do concelho de Mação (actual-
mente devastado pelos fogos florestais), lá regressou a 8 de Setembro de 1975. Entre outras actividades profissionais, trabalhou na prospecção de petróleos em países do Médio Oriente e, já aposentado, vive na sua aldeia natal. Foi participante do encontro de 2017, a 3 de Junho, o que aconteceu pela primeira vez. Parabéns!

Correia de Zalala,
65 anos na Nazaré!

O soldado Correia foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, w comemora 65 anos a 18 de Agosto de 2017.
Carlos Manuel Delgado Correia era atirador de Cavalaria e, ao tempo, residente na freguesia de S. Salvador, concelho de Santarém. A vida levou-o para outras bandas, actualmente, reside na Nazaré, e dele nada mais sabemos. Para lá segue o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário