terça-feira, 1 de agosto de 2017

3 840 - A 2 dias da rotação de Carmona para Luanda...

Parada do BC 12, há 42 anos. Há vários civis e um autocarro que
iria transportar refugiados para fora da cidade de Carmona

O BC 12, onde se aquartelou o BCAV. 8423, ficava
à saída de Carmona, na estrada para o Songo

Os noticiários de 1 de Agosto de 1975, há 42 anos, não falavam de Carmona, o que era bom sinal: de tranquilidade. Ainda que aparente.
Os Cavaleiros do Norte, nessa sexta-feira, expectavam sobre a já muito próxima rotação para Luanda - o que, na prática, significava um passo enorme no

caminho para o regresso ao chão das suas terras e ao conforto das suas famílias. 
Problemas em Luanda? Pois, sim! Sabíamos deles e eram muitos, nomeadamente os combates entre o MPLA e a FNLA! Mas tudo seria melhor, comparado com o Uíge, província angolana de 58 698 quilóme-
tros quadrados - bem mais de metade dos 89 015 de Portugal Continental -, onde os homens do BCAV. 8423 teimavam, sós e com risco permanente de vida, em garantir a segurança de pessoas e bens! Pessoas, às centenas (aos milhares?!!!...), de todas as raças e credos, que pediam protecção às NT.
A 1 de Agosto de 1975, mais viaturas chegaram ao BC 12, viaturas que, relata o Livro da Unidade, «nos ajudariam a transportar o BCAV.» Houve que, refere o mesmo Livro da Unidade, «preparar o movimento, com os cuidados que tal requeria, dado saber-se a oposição que a FNLA dizia ir fazer» - e faria. E de que maneira... Assim como se sabia «ir atravessar-se uma zona de conflito armado entre MPLA e FNLA, para depois prosseguir numa área de interesses do MPLA, dominada por este e pelo seu poder popular».

Artur Rosa


Artur Rosa, 65 anos
em Ferreira do Zêzere

O 1º. cabo Artur da Maia Ferreira Rosa foi Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423 e faz 65 anos a 1 de Agosto de 2017.
Atirador de Cavalaria, era natural e residente no lugar de Chão da Serra, concelho de Ferreira do Zêzere, e lá regressou - depois da jornada angolana que o levou a Aldeia Viçosa e, depois, a Carmona. Lá fez vida e lá vive e para lá vai o nosso abraço de parabéns pela bonita idade que hoje mesmo comemora! Que se repita por muitos e bons anos!


Botelho de Santa Isabel
faleceu há 24 anos !!!

Ricardo da Conceição Botelho foi soldado de transmissões e Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423 - a da Fazenda Santa Isabel. Faleceu há 24 anos, no dia 1 de Agosto de 1993.
O Botelho era residente no lugar de Afonseiro, da freguesia de Azinheira de Barros, no Montijo. E lá regressou a 11 de Setembro de 1975, depois da missão angolana - em Santa Isabel, Songo e Carmona. Dele nada mais sabemos, mas registamos esta data em sua memória. RIP!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário