CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 28 de junho de 2018

4 170 - Bravos e garbosos jovens, sem medos nas matas do Uíge!

Grupo de Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, num
 tranquilizante passeio uíjano. O terceiro, a contar da esquerda, é o solda-
 do condutor Aniano Mesquita Tomaz, que hoje faz 66 anos na Mealhada
Os 1ºs. cabos Celestino Pagaimo (TRMS) e Delmar Alves
 (enfermeiro, que hoje faz 66 anos), ladeando o Laran-
jeira (PM), na piscina de Carmona e em 1975

O dia 28 de Junho de 1974, pelas bandas do Uíge angolano, foi tempo de continuação da operação Castiço DHI, que marcou a «estreia» operacional dos Cavaleiros do Norte. Que já vinha desde 20 anterior e que «viria a terminar já em Julho de 1974».
A data não é conhecida e como já aqui foi dito «não teve esta operação resultados que não fossem o conhecimento da ZA, um primeiro contacto com a mata e um conhecimento das reacções humanas» em situação de putativo combate. Que felizmente não aconteceu, nunca.
Quanto a reacções humanas, podemos nós falar pelo PELREC: os bravos e jovens Cavaleiros do Norte portaram-se com garbo e sempre determinados, corajosos, sem recuar a qualquer sombra de medos, galgando as picadas e trilhos uíjanos sem temer emboscadas ou tiros furtivos, mas cautelosos quanto a iminentes minas e/ou armadilhas enterradas pelo IN.
Aniano Tomás, em 1974 e em Aldeia
Viçosa, com duas crianças do Uíge
A esse tempo, o Serviço de Informação Pública das Forças Armadas anunciava mais três militares mortos, nenhum deles em combate: Miguel Coragem, de Conda, e o 1º. cabo Tavares Chicanha, do Bié (de doença), ambos do recrutamento local, e o 1º, cabo José Augusto Valente Fernandes, de acidente de viação e de Figueira de Castelo Rodrigo.

Aniano da 2ª. CCAV. 8423,
66 anos na Mealhada !

O soldado condutor auto-rodas Aniano Mesquita To-
Aniano Tomaz
em 2017
maz, da 2ª. CCAV. 8423, está hoje em festa, dia 28 de
Junho de 2018: comemora 66 anos na sua natal terra de Ventosa do Bairro, em plena Bairrada.
Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa, onde se aquartelou a CCAV. do BCAV. 8423 - e depois na cidade de Carmona -, comandada pelo capitão miliciano José Manuel Romeira Pinto da Cruz, o Aniano Tomaz regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do Uíge angolano. Fixou-se na sua bairradina Ventosa do Bairro, freguesia do concelho da Mealhada.
Ainda hoje lá mora e lá fez (e faz) vida familiar, social e profissional (que sem-
pre exerceu como serralheiro mecânico), agora já aposentado. Parabéns!

Delmar Alves, 1º. cabo enfer-
meiro dos Sapadores do PEL-
MOR 4281, no Quitexe e
em 1974
Delmar  M. Alves

Alves, 1º. cabo dos Sapadores,
66 anos em Espinho !

O 1º. cabo Delmar foi enfermeiro do Pelo-
tão de Morteiros 4281 (PELMOR 4281) e festeja 66 anos a 28 de Junho de 2018.
Delmar Mendes Alves era (e é) de Espinho e foi contemporâneo dos Cavaleiros do Norte no Quitexe, onde o PELMOR 4281 já estava, aquando da chegada da CCS do BCAV. 8423, a 6 de Junho de 1974. E de lá saiu a 4 de Janeiro de 1975, quando o pelotão rodou para Carmona e sempre comandado pelo alferes miliciano João Leite - açoriano que agora é empresário de tecnologias de informação nos Estados Unidos.
O 1º. cabo Alves foi defesa central da equipa de futebol da CCS e, regressado a Portugal trabalha no Grupo Supercasa (de tapeçarias, decoração e interiores) e continua a morar em Espinho, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário