CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 30 de junho de 2018

4 172 - Comandante Almeida e Brito no Destacamento da Fazenda Luísa Maria!

O tenente João Elóy Mora, que hoje faria 92 anos e faleceu a 21 de Abril
de 1993, com o agora capitão Acácio Luz e os alferes milicianos António
 Garcia (falecido a 2 de Novembro de 1979) e Jaime Ribeiro. Frente ao
Comando do BCAV. 8423, na Avenida do Quitexe (a Rua de Baixo)
A esposa do tenente João Mora, a filha e esposa do capitão
António Oliveira e as esposas doas alferes José L. Hermida
 (com o Ricardo, filho de Cruz) e do António Albano Cruz

Aos 30 dias de Junho de 1926, no concelho de Pombal, nasceu João Elóy Borges da Cunha Mora, que viria a ser tenente do SGE e adjunto (2º. coman-dante) da CCS do BCAV. 8423.
Apresentou-se no RC4 e no BCAV. 8423 a 27 de Fevereiro de 1974, rodando dos Serviços Centrais do Exército, então com patente de alferes e por «ter sido nomea-do para servir no ultramar».
Residia em Lisboa e era casado com uma 
O PELREC na Fazenda Luísa Maria. Atrás, 1º.
cabo Hipólito e  furriel Viegas. À frente, Caixaria,
1º. cabo Ezequiel e Marvos
senhora de origem indiana, que o acompanhou na jornada africana de Angola. Viviam em casa civil e raramente aparecia na área militar, a não ser para refeiçoar na Messe de Oficiais. Participou activamente na confecção do jantar de Natal, com as outras Amazonas do Norte do Quitexe (ver foto).
Imortalizado na guarnição do Quitexe como «tenente Palinhas» - por sempre exigir a con-
tinência, fazendo-a ele mesmo, caso não a prestasse o militar subordinado... -, morava na Lapa, em Lisboa, quando faleceu, a 21 de Abril de 1993, vítima de doença e aos 67 anos. RIP!
O dia, mas em 1974, foi tempo de mais uma visita de trabalho operacional do comandante Almeida e Brito a uma das subunidades do BCAV. 8423. Neste caso, ao Destacamento da Fazenda Luísa Maria, onde estava aquartelado o Grupo de Combate da 2ª. CCAV. 8423, comandado pelo alferes miliciano João Machado.


Silva, TRMS da CCS, 66
anos em Odivelas !

O soldado rádio-telegrafista Silva, da CCS dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, festeja 66 anos a 30 de Junho de 2018. Em Odivelas, onde reside.
João Orlando Machado da Silva, é dele de quem falamos, morava em Lisboa (na freguesia de S. João), ao tempo da nossa comissão militar em Angola e aonde regressou no dia 8 de Setembro de 1975. Justamente, quando terminou a sua jornada angolana, pelas uíjanas terras do Quitexe e Carmona.
Nada mais dele sabemos, apenas que mora(rá) agora no concelho de Odivelas, em Bons Dias, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

António Venâncio,
atirador da 2ª. CCAV.

Venâncio de A. Viçosa, 66
anos no Ferro da Covilhã !

O Venâncio, soldado atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, festeja 66 anos a 30 de Junho de 2018, na sua Covilhã natal.
António de Oliveira Venâncio foi Cavaleiro do Norte do BCAV. 8423, no aquartelamento de Aldeia Viçosa, sob comando do capitão miliciano José Manuel Cruz, e regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975 - há quase 43 anos. 
Fixou-se na sua natal Quinta do Poço Frio, na freguesia de Ferro, do concelho da Covilhã - onde ainda mora, por lá tendo feito toda a sua  vida pessoal, fa-
miliar e profissional. E de lá saindo para os encontros anuais da 2ª. CCAV. 8423. Para lá vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário