Úcua e Piri, terras por onde andaram os Cavaleiros do Norte
|
Os Cavaleiros do Norte, por muito tempo, tiveram como missão patrulhar a chamada estrada do café, no troço que ia até ao Quibaxe - já muito perto do Caxito e com Luanda já muito por perto, depois do Cacuaco. Na linha do café, ficavam, depois do Quitexe, Aldeia Viçosa, Ponte do Dange, Piri e Úcua, entre outras localidades.
Tal missão coube principalmente à CCAÇ. 4145, uma companhia independente associada ao BCAV. 8423 e estacionada em Vista Alegre (e Destacamento de Ponte do Dange), assim como à 2ª. CCAV. 8423, do comando do capitão miliciano Cruz.
Memória pouco agradável, de 1 de Julho de 1974, é a do acidente que, entre outros militares feridos, «atirou» o (furriel) Freitas Ferreira para o hospital e, mais tarde, até à sua passagem de atirador para amanuense.
O (meu) PELREC também passou por Úcua, numa dessas patrulhas e numa tarde de domingo (de data indeterminada), depois de incidentes que envolveram a tropa portuguesa.
Carlos Ferreira, o companheiro de Zalala que por lá passou em Dezembro de 2012, mandou-nos estas imagens, que nos refrescam a memória para sítios que foram (são) sítios da nossa jornada africana.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário