CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 15 de março de 2013

1 606 - O feriado da FNLA e o exército de Angola

A 15 de Março de 1975, em Carmona, comemorou-se o feriado nacional da FNLA e, pela primeira vez, actuaram as forças mistas, em missões de segurança aos locais onde decorreram, dentro da cidade.
«Foi uma experiência que desde logo se mostrou proveitosa, que teve a maior receptividade por parte das forças militares dos movimentos e que, d aparte dos nossos soldados, foi bem compreendida e aceite, com verta expectativa inicial, mas sem problemas de execução», refere o Livro da Unidade. 
A imagem, de menos boa qualidade, mostra um grupo desses militares angolanos, na parada do BC12, numa fase já mais avançada e quando recebia instrução dos Cavaleiros do Norte. 
A de formação militar e tiro coube ao alferes miliciano Garcia, que eu e o Neto assessorávamos, como furriéis milicianos (como ele, das Operações Especiais, os Rangers), nomeadamente na carreira de tiro - em instrução que teve momentos algo caricatos, pois disparar e acertar nos alvos, a 60, ou 70, ou 80, ou 100 metros, não era coisa vulgar para aqueles que seriam (e não foram) o futuro exército de Angola. 
- FNLA. Frente Nacional de Libertação de Angola, presidida por Holden Roberto e sucessora da UPA (União dos Povos de Angola). 

3 comentários:

  1. Eu;Alfredo Coelho ( Buraquinho ) Cheguei a dar especialidade de enfermagem,e tambem encinar-lhes a dar fogo,ou seja na carreira de tiro.Eram os elementos do M.P.L.A.-----F.N.L.A e U.N.I.T.A. Que eram conhecidas como forças integradas,que era para formar um exército unico Angolano.Mas a partir do dia 01-06-1975,pelas 06-00 Horas da manhã ficou tudo em águas de bacalhau. Foi quando a guerra entre os movimentos arreventou.

    ResponderEliminar
  2. Ó Buraquinho, tu a dar instrução de fogo, na carreira de tiro?
    Só mesmo tu...
    AP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viegas, Infelizmente dei,e vou-te dizer como é que as coisas se proporcionaram.Eu, como estive a dar-lhes informação de enfermagem,principalmente como é que se davam as ingecções,eu tinha um travesseiro que tinha trazido do B.C.12,que era para fazer de nadega e para lhes dizer como é que se dividia os glutios. E então; enquanto uns estavam a ter instrução de tiro,outros estavam a ter aulas práticas de enfermagem. E nos entervalos das aulas de enfermagem lá estava eu:Alfredo Coelho, a dar o gosto ao dedo com a G3, juntamente com alguns Furrieis e oficiais.Como poderás verificar eu estava em todas.Vocês nem se apercebiam da minha presença.Viegas um abraço para todos os Cavaleiros do Norte. Uma Páscoa Feliz junto dos teus Familiares.

      Eliminar