Os Cavaleiros do Norte, aos 28 dias de Novembro de 1974, continuavam pelo Uíge, na sua jornada africana.
As rotações ocorridas (e a ocorrer) aproximaram mais as 4 companhias do Batalhão de Cavalaria 8423 e, sabendo-se já que a 3ª. CCAV. ia juntar-se à CCS, no Quitexe, mais se sustentou a expectativa de uma eventual antecipação do nosso regresso a Portugal. Bem enganados estávamos. Como o tempo viria a confirmar.
O dia era de quinta-feira e em Dar-es-Salan, capital da Tanzânia, uma comissão especializada da Organização de Unidade Africana (OUA), constituída por 8 elementos e chefiada pelo brigadeiro Olufemi Olutrye, da Nigéria, recomendou «o imediato reconhecimento da UNITA».
O Diário de Lisboa de 28 de Novembro de 1974 noticiava o provável reconhecimento da UNITA, pela OUA |
Governo Provisório
para Angola !
A recomendação, segundo o Diário de Lisboa, «porá termo a vários anos de ostracismo a que a UNITA foi votada pelos Estados africanos» e, sublinhava o vespertino da capital portuguesa, «parecia inevitável, face à intenção que anima Lisboa de constituir um governo provisório em Luanda, formado por elementos daquele movimento e das duas outras organizações reconhecidas pela OUA» - a FNLA de Holden Roberto e o MPLA de Agostinho Neto.
A (sua) aprovação, precisava o jornal, «será apenas uma formalidade». O mesmo não aconteceu a duas outras organizações, de outros países africanos: o Movimento de Unidade da África do Sul (UMSA) e a Frente de Libertação do Zimbabwe (FROLIZI). Por «não satisfazerem os requisitos necessários para o seu reconhecimento».
Há 45 anos, ia assim o processo de descolonização de Angola.
Joaquim Grave em 1974/75 |
Joaquim Grave em 2018 |
Grave de Aldeia Viçosa,
67 anos no Montijo !
O soldado Joaquim Augusto Margalha Grave, da 2ª. CCAV. 8423, festeja 67 anos a 28 de Novembro de 2019.
Mecânico auto-rodas, este Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, ao lugar de Calvário, freguesia e município do Redondo, de onde é natural.
Mora na Praça Aldegalega, no Montijo, para onde vai o nosso abraço de parabéns!
Albino Fer- reira | 2010 |
Albino, 1º cabo da CCS,
faleceu há 2 anos !
O 1º. cabo Albino dos Anjos Ferreira, da CCS do BCAV. 8423, faria 67 anos a 18 de Novembro de 2019. Faleceu há quase três anos.
Atirador de Cavalaria, rodou para a 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, em Setembro de 1974 e nesta subunidade concluiu a sua comissão militar no Uíge angolano.
Regressou a Portugal no doa 9 de Setembro de 1975, a Cardal, freguesia de Ferreira do Zêzere, de onde era natural. A vida levou-o para a grande Lisboa e fixou-se em Almargem do Bispo, município de Sintra, onde faleceu a 23 de Janeiro de 2017.
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!
A Fazenda/quartel de Zalala |
Martins de Zalala
faria 67 anos !
O soldado Fernando Martins, da 1ª. CCAV. 8423, faria 67 anos a 28 de Novembro de 2019. Faleceu há 15 anos!
Atirador de Cavalaria dos Cavaleiros do Norte de Zalala, regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, à sua natal aldeia de Ermida, freguesia do município da Sertã, onde faleceu a 26 de Dezembro de 2004. Hoje o recordamos com saudade! RIP!!
Sem comentários:
Enviar um comentário