CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

4 888 - Alferes mobilizados para Angola! O futuro Governo Provisório!

A Avenida do Quitexe (ou Rua de Baixo), com, à direita, o edifício da secretaria (azul claro) e casa dos
 furriéis (cor clara), agora moradias habitadas; messe de oficiais (cor de laranja e telhado em bico, agora
uma loja). Imagem de 24 de Setembro de 2019
O capitão Cruz, segundo da esquerda para a direita, com
 4 dos 15 alferes milicianos mobilizados há 46 anos: Car-
valho de Sousa, capitão José Manuel Cruz, António
A. Cruz, João Periquito e, de cócoras, Jorge Capela


O dia 28 de Novembro de 1974 foi tempo para, pelas bandas do Quitexe uíjano e outras terras onde se aquartelavam os Cavaleiros do Norte (Aldeia Viçosa e ainda Luísa Maria e Fazenda Santa Isabel), de se saber que o reconhecimento da UNITA, pela OUA, «parecia inevitável, em face da intenção que anima Lisboa de constituir um Governo Provisório em Luanda, formado por representantes daquele
Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa, todos
milicianos: alferes Carvalho e furriéis Mário
Soares, Matos e Melo (de pé), alferes Macha-
do e furriéis Ramalho e Mourato
movimento e das duas outras organizações reconhecidas pela OUA - o MPLA e a FNLA».
A União Nacional para Independência Total de Angola (UNITA) era presidida por Jonas Savimbi, que tinha sido secretário geral da UPA (a futura FNLA, resultante da fusão com o Partido Democrático de Angola) e ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo da República de Angola no Exílio (GRAE) em 1962/64. Saiu da FNLA em 1964 e, depois de uma fracassada tentativa de adesão ao MPLA, fundou a UNITA em Março de 1966.

Mais 2 Cavaleiros do Norte
- O furrieol Mário Soares e o cozinheiro Gomes

O mês de Novembro de 1974 foi tempo, também,  para a chegada do furriel miliciano Mário J. R. Soares, atirador  de Cavalaria, à 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa. E à CCS, no Quitexe, do soldado cozinheiro Carlos J. F. Gomes. De ambos, não temos memória e muito menos rasto.
A Ordem de Serviço nº. 278, do RC4 e de 26 de
Novembro de 1973, com as nomeações para o 

ultramar de 15 futuros alferes milicianos 
do BCAV. 8423. Há precisamente 46 anos!

Alferes milicianos
mobilizados no RC4

Um ano antes, em Santa Margarida, foi publicada a Ordem de Serviço nº. 278 do RC4 que, na página 7, dava conta que «foram nomeados, por imposição, para prestar serviço na RMA e nas companhias que a cada um se indicam» nada mais nada menos que 15 futuros alferes milicianos do Batalhão de Cavalaria 8423. Mal eles sabiam.
Os seguintes:
- CCS, que viria a ser a do Quitexe: António Manuel Garcia (de Operações Especiais, os Rangers, entretanto falecido, a 2 de Novembro de 1979, de acidente e ao serviço da Polícia Judiciária, era da Carrazeda de Ansiães e residia no Porto), Jaime Ribeiro (sapador, de Constância, onde reside) e António Albano  Cruz (mecânico, em Santo Tirso 
- 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala: Mário Jorge de de Sousa (de OE, então morador em Lisboa, agora em Andorra) e os atiradores de Cavalaria Carlos Sampaio (de Lisboa), Pedro  Rosa (do Bombarral) e Lains dos Santos (de Almeirim).
- 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa: João  Machado (de OE e natural  de Lisboa, morador na Amadora) e os atiradores de Cavalaria Jorge Capela (de Lisboa e morador em Oeiras), João  Periquito (de Santarém) e Domingos Carvalho de Sousa (de Leiria).
- 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel: Augusto Rodrigues (de OE, natural de Vouzela e morador em Lisboa) e os atiradores de Cavalaria Mário Simões (de  Tomar), Pedrosa de Oliveira (de Leiria) e Carlos Silva (de Ferreira do Zêzere).
Furriéis de A. Viçosa: Rebelo,
Amorim, Mourato e Matos
Amorim Mar-
tins em 2017

Amorim,  furriel de A. Viçosa,
67 anos em Pegões (Gare)

O furriel miliciano Martins, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 67 anos a 29 de Novembro de 2019.
Mecânico-auto de especialidade, foi louvado pela «maneira eficiente e cuidada como desempenhou as suas funções, garantindo, com o seu exemplo,  esforço e firmeza, o melhor aproveitamento do pessoal técnico sob as suas ordenes, cm o que obteve excepcional operacionalidade das viaturas da subunidade».
Desempenhou outros serviços e «nunca a nenhum se furtou, contribuindo com o seu zelo e competência para que se obtivesse as melhores soluções em tudo o que se lhe pedia», releva o louvor, ainda sublinhando a sua «impecável conduta cívica e militar».
Mora em Pegões (Gare) e recentemente, foi vítima de um AVC, do qual recupera com a lentidão destes casos, mas seguro, corajoso e confiante. Grande abraço para ele e a sua dedicada Alice.
Leonel Sebastião

Sebastião de Aldeia Viçosa,
67 anos em Maceira de Leiria !

O 1º. cabo Leonel da Encarnação Sebastião foi mecânico-auto ligeiro de especialidade e da 2ª. CCAV. 8423 e festeja 67 anos a 29 de Novembro de 2019.
Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa (e depois de Carmona) regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 2019, no final da comissão militar em Angola (por terras do Uíge) e fixou-se em Á-dos-Pretos, freguesia de Maceira Liz, em Leiria - onde ainda reside. Para lá, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário