CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 6 de abril de 2020

5 018 - Comandante em Vista Alegre! Interferências dos movimentos emancipalistas!

O aeroporto de Carmona, a actual cidade do Uíge. A estrutura físca exterior mantém-se (quase) igual à do
 tempo colonial. Mudou de nome: é agora o Aeroporto Manuel Quarta Punza, um dos heróis angolanos.
Foi remodelado em 2014, pela Tecnovia, e passou a poder receber aviões tipo Boeing 737-700 W
Capela de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Montanha
Pinto perto da messe de sargentos da CCS do BCAV 8423



O dia 6 de Abril de 1975, um domingo, foi tempo de o comandante Almeida e Brito se deslocar a Vista Alegre, onde jornadeava a 1ª. CCAV. 8423, a do capitão miliciano Davide Castro Dias - que para lá tinha rodado da Fazenda de Zalala.
O mês estava projectado, de acordo com o livro «História da Unidade, para ser de «adaptação às novas funções, assim como de reconhecimento da zona da acção que nos fora atribuída». E era o que o BCAV. 8423 estava a fazer, serenamente e desapaixonadamente, muito embora aqui e ali com «interferências dos movimentos emancipalistas», que a todo o custo queriam marcar os seus terrenos de influência e muitas vezes provocavam incidentes, a que os Cavaleiros do Norte tinha de acudir - felizmente, sempre os conseguindo resolver.
O tenente-coronel Carlos Almeida e Brito fez-se acompanhar dos capitães José Diogo Themudo e José Paulo Falcão, respectivamente 2º. comandante e oficial adjunto do BCAV. 8423, e foram recebidos pelo capitão miliciano Davide Castro Dias, que comandava os Cavaleiros do Norte de Zalala - e agora de Vista Alegre e Ponte Dange, mas numa altura em que se expectava uma sua nova rotação. Seria, e foi, para o Songo. E mais tarde para a ZMN, na cidade de Carmona. 
António  Rebelo

Rebelo, furriel de A. Viçosa,
68 anos em Guimarães !

O furriel miliciano António Augusto Faria Novais Rebelo, especialista de transmissões da 2ª. CCAV. 8423, a de 
Aldeia Viçosa, festeja 68 anos a 6 de Abril de 2020.
Natural de Guimarães, lá voltou no final da sua jornada angolana, a 10 de Setembro de 1975, e por lá fez vida profissional, como funcionário da Câmara Municipal vimaranense, na qual foi tesoureiro durante muitos anos.
Já aposentado, lá continua a viver e para lá «transmitimos» o nosso abraço de parabéns!
Jaime Rego

Rego, 1º. cabo de Zalala, 
faleceu há 20 anos !

O 1º. cabo Jaime de Jesus Rego, da 1ª. CCAV. 8423, faleceu há 20 anos, a 6 de Abril de 2000.
Condutor auto-rodas dos Cavaleiro do Norte da mítica Fazenda de Zalala, depois de Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona, regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, fixando-se no Casal de Laranjeira, no município do Cartaxo - onde terá falecido, naquela data e aos 48 anos. Hoje o recordamos com muita saudade. RIP!!!
Virgílio Antunes


Frade de Aldeia Viçosa,
68 anos em Oleiros !

O 1º. cabo Virgílio Frades Antunes, da 2ª. CCAV. 8423, festeja 68 anos a 6 de Abril de 2020.
Atirador de Cavalaria, este Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa (e depois de Carmona) regressou a Portugal a 10 de Setembro de 1975, fixando-se no Sítio das Canicas, da freguesia de Cambas, no município de Oleiros, de onde é natural e onde então residia.
Emigrou para França e por lá fez vida profissional durante muitos anos. Em 2017,  surpreendeu os seus antigos companheiros, precisamente no encontro de Oleiros. Abraço de parabéns para ele!
Fazenda Santa Isabel

Coelho de Santa Isabel, 
68 anos no Bombarral !

O soldado cozinheiro Coelho, da 3ª. CCAV. 8423, festeja 68 anos a 6 de Abril de 2019.
Manuel da Silva Coelho, de seu nome completo, serviu os Cavaleiros do Norte de Santa Isabel - e depois do Quitexe e de Carmona - e voltou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, à freguesia de Vermelha, no município do Cadaval, onde morava. A vida deu as suas «voltas» e o Coelho vive agora no Bairro do Calvo, no vizinho Bombarral, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário