CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 16 de abril de 2020

5 029 - O Pelotão de Morteiros 4281, a preparação das eleições para a Constituinte!

Grupo do Pelotão de Morteiros 4281. O alferes miliciano João Leite, seu comandante, é (?) o  terceiro,
a contar da direita. O terceiro da esquerda é o enfermeiro Esmoriz (Delmar). E os outros,
 quem os identifica? Chegou a Angola
 a 16 de Abril de 1974. Há 46 anos!
Os alferes milicianos João Leite, copmandante
do PELMOR 4281, António Garcia e Jaime Ribeiro
Os furriéis milicianos
F. Pires e LF Costa



O Pelotão de Morteiros 4281 (PELMOR 4281) partiu para Angola a 16 de Abril de 1974, há 46 anos, e, depois de uns dias no Campo Militar do Grafanil, em Luanda, partiu para o Quitexe - onde, a partir de 6 de Junho, foi contemporâneo dos Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423.
O PM 4281 era comandado pelo alferes miliciano João Leite, açoriano agora radicado nos Estados Unidos, onde é empresário em San Lorenzo (Califórnia), onde é empresário da área das tecnologias de informação. 
Os seus quadros incluíam o 2º. sargento Fernando Gomes (que lá vivia com a esposa), Comando de formação militar mas em Angola o responsável pela secretaria, e os furriéis milicianos Luís Filipe dos Santo Costa e Fernando de Freitas Reimão Fernando Pires, os operacionais.
O PELMOR 4281 aquartelou-se no Quitexe até 4 de Janeiro de 1975, onde foi companheiro dos Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423, começando a sua rotação para Carmona a 20 de Dezembro anterior e para o BC12.
Cartaz das eleições para a
Assembleia Constituinte (1975)

Palestras orientadoras
para as eleições !


A aproximação das primeiras eleições pós-25 de Abril, as da Assembleia Constituinte e marcadas para 25 de Abril de 1975, originaram a realização de «palestras orientadoras»
A primeira, na cidade de Carmona e a cargo de oficiais militares portugueses, ocorreu a 16 desse mês - hoje se fazem 4 anos. Repetir-se-ia nos dias 23 e 24 seguintes, neste caso «uma outra, orientadas por oficiais do Comando Territorial de Carmona e do BCAV. 8423, ambos delegados do MFA».
O BCAV. 8423, aliás, estava profundamente ligado ao processo eleitoral, já que «em colaboração com o processo revolucionário de Portugal, foi encarregado da montagem das assembleias de voto em Carmona»
Furriéis Mota Viana e Eusébio Martins
 (que faleceu há 7 anos), alferes Carlos
 Sampaio e furriel Plácido Queirós


Furriel Eusébio
morreu há 6 anos

O furriel miliciano Eusébio Manuel Martins, da 1ª. CCAV. 8423, faleceu há 7 anos, de doença e a 16 de Abril de 2014.
Cavaleiro do Norte de Zalala, era natural de Caria, em Belmonte, e morava nesta vila, onde foi funcionário da Escola Profissional Agrícola.
A saúde começou a atormentá-lo em 2008 e a má circulação sanguínea e os diabetes levaram-o cinco vezes às mesas de operações, acabando por perder a perna esquerda. Nada, todavia, que lhe retirasse o entusiasmo e gosto de viver. 
«Fiquei mais leve...», disse ele, a esse tempo e ao telefone, sem sombra de amargura que se lhe percebesse, sublinhando até, com ironia, que «a partir dos 50, vamos perdendo a validade. É como os iogurtes!!!...».
Hoje, 6 anos depois da sua morte, aqui o recordamos com saudade, em memória, de um bom companheiro da jornada angolana. RIP!!!
Furriéis milicianos da 3ª. CCAV . 8423: Rabiço,
Belo (de óculos), Fernandes, Victor Guedes
(que faleceu há 22 anos) e Querido

Furriel Victor Guedes
faleceu há 22 anos !

O furriel miliciano Victor Mateus Ribeiro Guedes, da 3ª. CCAV. 8423, faleceu a 16 de Abril de 1998, a poucos dias de chegar aos 46 anos!
Cavaleiro do Norte especialista de armamento pesado dos Cavaleiros do Norte da Fazenda Santa Isabel, e depois no Quitexe e Carmona, regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975 e fixou-se em S. Sebastião da Pedreira, freguesia da cidade de Lisboa.
A vida levou-o para Rio de Mouros, em Sintra, e lá faleceu,  vítima de doença aos (quase) 46 anos - nascido a 17 de Maio de 1952. Recordamo-lo com saudade, 22 anos depois do seu passamento e fazendo memória de um bom companheiro da nossa jornada africana de Angola. RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário