CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 9 de abril de 2020

5 021- Cavaleiros do Norte, 11 anos: um blogue de memórias do BCAV. 8423!!!


O blogue «Cavaleiros do Norte» nasceu há precisamente 11 anos: dia 9 de Abril de 2009. Desde então,
 e diariamente, aqui tendo vindo a ser cotadas histórias, estórias e memórias da jornada africana dos
combatentes do BCAV. 842 por terras do Uíge angolano

O encontro da CCS em 2009 esteve na origem
fundadora do blogue Cavaleiros do Norte
do BCAV. 8423
Cavaleiros do Norte: 11 anos

diários de memórias do 
BCAV. 8423

O blogue
«Cavaleiros do Norte | Quitexe», do BCAV. 8423,  nasceu a 9 de Abril de 2009. Hoje se fazem 11 anos, entrando no 12º. ano de edição diária!! Sem intervalo(s)!!!
O blogue foi criado para promover 
O primeiro posta do blogue
Cavaleiros do Norte / Quitexe
o encontro da CCS desse ano mas principalmente para «falar de um tempo memorável das nossas vidas», com depoimentos, histórias e memórias de muitos dos que, como nós, participaram na saudosa - e épica!!!..., e mágica!!!... - jornada africana do Uíge angolano. Integrando o Batalhão de Cavalaria 8423.
Faltando muitos desses momentos, porém muitos aqui ficaram registados, reflectindo emoções e memórias de vida! Mais epopeicos, uns; outros mais trágicos e até dramáticos, mas, todos eles, levedaram as pessoas que todos os Cavaleiros do Norte hoje são, quase 45 anos depois do regresso ao chão das nossas terras e ao afecto de familiares e amigos, mas sempre com a saudade de Angola.
A primeira das 6 paginas da reportagem
 sobre a viagem a Angola 
do blogue
Cavaleiros do Norte publicada no
suplemento «BI» do jornal «Sol»

Redescobrindo Angola,
44 anos depois...

Momento alto do blogue foi a viagem a Angola, entre 22 de Setembro e 10 de Outubro de 2019, quando visitámos as terras e reachámos  gentes da nossa memorável jornada africana, que nos levou a terras do Uíge angolano, redescobrindo, 44 anos depois, os chãos que, por 15 meses, foram território da nossa missão militar, num tempo em que se construía um novo país!
O jornal «Sol», semanário nacional de Lisboa, publicou na edição de 1 de Fevereiro de 2020 e no suplemento «B.I.», uma reportagem de 6 páginas sobre a viagem do furriel Viegas a Angola e aos chãos e gentes das terras dos Cavaleiros do Norte, as da nossa jornada africana do Uíge: Qutexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Vista Alegre e Ponte do Dange Santa Isabel, Songo e Carmona - a actual cidade do Uíge.
Os 18 dias de Angola fora de farta emoção, reencontrando um tempo imemorável das nossas vidas, comuns e históricas, que é saudade e que foi, apesar das imensas e repetidas dificuldades e perigos então vividas, um tempo construtor. O de um país novo, a irmã Angola.


João Inácio
na actualidade
João Inácio em 1975

Inácio de Aldeia Viçosa, 
68 anos em Pegões !

O soldado João Francisco da Silva Inácio, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 68 anos a 9 de Abril de 2020.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, integrou os Cavaleiros do Norte do capitão miliciano José Manuel Cruz e regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, à sua terra natal de Cortes do Meio, freguesia do município da    Covilhã. Mora agora em Pegões, no município do Montijo,  para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário