CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 6 de maio de 2020

5 049 - A ração de combate para os Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423!

Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, um misto de europeus e angolanos. À
esquerda, reconhece-se o furriel miliciano Mário Matos. Em baixo, o terceiro da esquerda e único não
angolano é João Rito. Quem ajuda a identificar os restantes?
O edifício do antigo quartel da 2ª. CCAV. 8423 (atrás) e as
actuais e modernas bombas de gasolina de Aldeia Viçosa.
Imagem de 24 de Setembro de 2019


A segunda-feira de 6 de Maio de 1974 foi tempo de, pela Mata do Soares, nos arredores do Campo Militar de Santa Margarida, andarem os futuros Cavaleiros do Norte em Instrução de Aperfeiçoamento Operacional (IAO).
A «operação» decorreu dos dias 3 a 10 desse mês e sabendo nós o nosso destino - que era Angola... -, soube-se também nesse dia, pela imprensa, que as exportações de petróleo da Cabinda Golf atingiam os 4 664 866 barris. 
Uma brutalidade! 
Ainda de Angola, chegavam notícias da reestruturação do jornal «Diário de Luanda», que passava ter Manuel Pereira da Costa como director interino. Era o director executivo da direcção de Francisco Silveira Pinto e o jornal afirmara-se como apoiante da Junta de Salvação Nacional e com o objectivo de continuar a pugnar pela «igualdade social e racial, pela ordem e pela participação activa de todas as etnias na administração». Dois dias antes e numa manifestação de democratas, um representante do MPLA (numa primeira intervenção pública em Angola), «ocupara-se quase exclusivamente em atacar o Diário de Luanda e o seu actual director».
José Manuel Cruz, ca-
pitão miliciano e coman-
dante da 2ª. CCAV. 8423

Ração de combate
para a 2ª. CCAV. 8423

A Ordem de Serviço nº. 61 do RC4, de 10 de Maio de 1974,  incluía a lista de companheiros da 2ª. CCAV. 8423 que «foram abonados de ração de combate para os dias 4 e 5 do corrente mês»
Além dos 1ºs. cabos e soldados das várias especialidades, registamos os nomes do então tenente e futuro capitão miliciano José Manuel Cruz, comandante da subunidade. E também dos aspirantes e futuros alferes milicianos Jorge Manuel Capela, Carvalho de Sousa, João Carlos Periquito e João Francisco Machado e dos 1ºs. cabos milicianos e futuros furriéis milicianos Rafael António Ramalho, António Carlos Letras, José Maria Ferreira, António Chitas,  José Manuel Costa, José Gomes, António Artur Guedes, José Fernando Melo e João António Brejo.
O 1º. cabo João Inácio
João Inácio

Inácio de Aldeia Viçosa,
68 anos na Covilhã !

O 1º. cabo João Francisco da Silva Inácio, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 68 anos a 7 de Maio de  2020.
Cavaleiro do Norte com a especialidade de atirador de Cavalaria, regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do Uíge angolano, e fixou-se na sua terra de Cortes do Meio, no serrano município da Covilhã - onde ainda mora, na Rua do Calvário.
É para lá e para ele que vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário