Os alferes milicianos Pedrosa de Oliveira (da 3ª. CCAV. 8423)
e, da CCS, Jaime Ribeiro, António A. Cruz, António Garcia
e José L. Hermida, à porta da messe de oficiais do Quitexe
|
Os primeiros Cavaleiros do Norte a chegar a Angola, a 22 de Maio de 1974, foram o comandante Carlos Almeida e Brito, o capitão José Paulo Falcão (oficial adjunto) e o alferes miliciano José Leonel Hermida (oficial de transmissões). Já lá vão 46 anos!
Os três oficiais «desembarcaram no AB9 (...), após viagem nos TAM», como se lê no livro «História da Unidade». A deslocação da CCS estava prevista para 27, mas foi adiada para 29 do mesmo mês de Maio de há 46 anos. Imediatamente após a chegada dos três oficiais, «finalmente teve o BCAV. conhecimento do seu local de destino», o Quitexe - onde o tenente-coronel Almeida e Brito já estivera como oficial de operações (major) e o livro apresenta-a como «terra promissora de Angola, capital do café e vila-mártir de 1961». Só após a nossa chegada a Angola conheceríamos esse local de destino - que tantos anos depois continuamos a recordar com saudade.
O BCAV. 8423, ainda segundo relato do «História da Unidade», «iria estabelecer-se em Sector, com vista a dar consecução ao problema de paz que o MFA pretende obter». Assim foi!
1º cabo Augusto Hipólito Cavaleiro em França |
Hipólito, 1º. cabo da CCS,
68 anos em França !
O 1º. cabo Hipólito, da CCS do BCAV. 8423, festeja 68 anos a 23 de Maio de 2020.
Augusto de Sousa Hipólito foi Cavaleiro do Norte do PERLREC e especialista de Reconhecimento e Informação, no Quitexe e Carmona. Transmontano de Vinhais, morava na Azinhaga da Flamenga, freguesia de Marvila, em Lisboa - aonde regressou a 8 de Setembro de 1975, no final da sua (e nossa) jornada africana do Uíge angolano.
A vida profissional levou-o para França, onde sempre trabalhou na área da construção civil e, agora já reformado, vive em Reims, para onde e para ele vai o nosso abraço de parabéns!
Alberto Ferreira |
anos em Almada !
O soldado Alberto dos Santos Ferreira, da CCS do BCAV. 8423, festeja 68 anos a 23 de Maio de 2020, em Almada.
Atirador de Cavalaria do PELREC, cumpriu essa especialidade garbosamente, acumulando-a com as funções de quarteleiro do depósito de géneros, desempenhando-as com «muito acerto, honestidade e maior boa vontade, de forma que, nas conferências mensais do armazém, nunca foram notadas quaisquer anormalidades».
Regressou a Portugal a 8 de Setembro de 1975 e fixou-se na Quinta da Caneira, da Sobreda, em Almada, onde vivia e para onde vai o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário