CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 23 de maio de 2020

5 065 - Cavaleiros a verificar o cumprimento das missões do ELNA e das FAPLA

O edifício da Polícia Nacional de Angola, em Carmona - na rotunda da entrada do Quitexe e Negage.  Era
de José Craveiro, da Fazenda Luísa Maria, mas diz-nos o filho, Carlos Craveiro, que terá agora mais
um andar que no tempo da administração colonial
Cavaleiros do Norte da 1ª. 
CCAV. 8423, a de Zalala,
 todos milicianos: furriéis 
Costa, Queirós e Louro.
À frente, direita, o alferes 
Lains dos Santos
Vista Alegre a 24/09/2019

O Uíge militar dos Cavaleiros do Norte continuava muito expectante, há 45 anos, quanto ao desenvolvimento do processo de independência de Angola. 
O comandante Almeida e Brito fazia «a usual rotina de visitas às subunidades» aquarteladas fora de Carmona e também, de acordo com o livro «História da Unidade» também a Aldeia Viçosa e Vista Alegre, nestes casos «com a especial intenção de verificar o cumprimento das missões determinadas aos elementos do ELNA e das FAPLA que, por decisão da Comissão Nacional de Defesa, guarnecem aquelas duas localidades».
Localidades ao longo da Estrada do Café e onde, respectivamente, tinham estado a 2ª. CCAV. 8423, a do capitão José Manuel Cruz  (até 26 de Abril, quando foi para Carmona) e a 1ª. CCAV. 8423, a do capitão Castro Dias (até 24, quando rodou para o Songo).
O ELNA era o Exército de Libertação Nacional de Angola, da FNLA. As FAPLA, as Forças Armadas Populares de Libertação de Angola, do MPLA.
O general António da Silva Cardoso
na sua chegada a Angola em 1975

A demissão do
Alto-Comissário

Notícias de Luanda chegadas a Carmona, nesse dia 23 de Maio de 1975, apontavam para o pedido de demissão do Alto Comissário em Angola, o general António da Silva Cardoso. 
«A parcialidade agora plenamente demonstrada abalou profundamente a confiança nele depositada pelo MPLA e pelos seus militantes», considerava o movimento liderado por Agostinho Neto, acusando-o de «silenciar factos e extrema gravidade que, contribuindo gravemente para o agravamento da situação do nosso país».
A FNLA, por seu lado, apontou-lhe «insuficiências naturais e inerentes ao peso das tarefas que tem sobre os ombros», mas estimando
do que «mantenha a sua neutralidade, que o diferencia dos seus predecessores». O movimento de libertação presidido por Holden Roberto, de resto e em comunicado oficial, «reafirma-lhe total confiança».
O general Silva Cardoso foi Alto Comissário em Angola de 28 de Janeiro a 2 de Agosto de 1975, sucedendo ao almirante Rosa Coutinho. 
Notícia do Diário de Lisboa
de 23 de Maio de 1975

Cabinda sem ataques
e sem mortos e feridos

Um ano antes, precisamente, os Cavaleiros do Norte gozavam os seus dias de véspera de partida para Angola - prevista para o dia 27 de Maio de 1975, a da CCS, e que, afinal, seria dois dias adiada, acontecendo a 29.
 A imprensa do dia dava conta de um comunicado do Serviço de Informação Pública das Forças Armadas, desmentindo o MPLA que, através das agências noticiosas, noticiara que «as Forças Armadas teriam sofrido uma emboscada em Cabinda», da qual teriam resultado 11 mortos e 12 feridos.
«Desde o dia 25 de Abril, as nossas forças tiveram apenas alguns (poucos) feridos naquele distrito, em resultado ao accionamento de minas anti-pessoal, em três ocasiões diferentes», reportava o Diário de Lisboa de há 44 anos.
José Nunes
o Valetas

Nunes, o Valetas de Zalala,
faleceu em Castelo Branco!

José Gonçalves Nunes, o Valetas, foi atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423 e faleceu a 24 de Maio de 2018. Há dois anos!
Cavaleiro do Norte de Zalala, integrou o 4º. Grupo de Combate do alferes miliciano Lains dos Santos, e regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, à sua natal terra de Lendiscais, freguesia de Castelo Branco, onde nasceu a 10 de Junho de 1952. Esteve emigrado em França e foi operador de máquinas, casado e com dois filhos - um casal.
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!
Manuel A. Nunes
o Amarante

Amarante, o sapador,
faleceu há 19 anos !

Manuel Augusto Nunes, soldado sapador da CCS do BCAV. 8423, faleceu há precisamente 20 anos, aos 48 de idade. Vítima de doença e a 24 de Maio de 2000.
Cavaleiro do Norte popularizado como Amarante, a sua terra natal, lá voltou a 8 de Setembro de 1975 e fixou-se em Telões, por lá fazendo vida, casado mas sem filhos. Morava na Estradinha de Telões - onde nascera a 6 de Fevereiro de 1952. 
Hoje e aqui o recordamos com saudade. RIP!!! 

Sem comentários:

Enviar um comentário