CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

5 884 - O último dia, o 4 de Agosto de 1975, dos Cavaleiros do Norte no Uíge angolano!

Militares portugueses com civis, na coluna de Carmona para Luanda, há 47 anos, no dia 4 de Agosto
de 1975: Novo (condutor), 1º. cabo Manuel Mendes (atirador), 1º. cabo Manuel Deus (operador-cripto),
soldado António Santos (atirador) e furriel miliciano António 
Artur Guedes (atirador de Cavalaria).
Alguém sabe identificar os civis?

O BC12, em Carmona, visto da cidade. A amarelo, destaca-se
o refeitório. A vermelho, o edifício do comando. O espaço entre
 estas partes, correspondia às oficinas, casernas, serviços e 
parada. Ao lado direito, o bloco residencial


Carmona, capital do Uíge angolano, dia 4 de Agosto de 1975. este dia de há 47 anos, foi o último da presença militar portuguesa em terras do Uíge: de lá rodaram, via terrestre e em epopeica coluna, a 2ª. CCAV. 8423 e a 3ª. CCAV. 8423. Para Luanda.
A histórica coluna saiu com reforço de uma Companhia de Comandos (desde o BC12) e outra de Paraquedistas (a partir do Negage) e, das vésperas, já se conhecia o desejo de êxodo dos civis.
«Começou a sentir-se que iriam acompanhar a nossa coluna centenas de viaturas, com alguns milhares de desalojados, que procuravam o refúgio protector das NT», sublinha o livro «História da Unidade», salientando que, por isso mesmo, «aumentaram as dificuldades e aumentaram as responsabilidades».
A posição dos Cavaleiros do Norte era, desde a primeira hora, a de defender as populações, a que preço fosse. Já o mesmo acontecera na dramática e sangrenta primeira semana de Junho e assim continuou. Até ao último instante!
«Há que entregar toda esta molde de gente são e salva em Luanda, há que contrariar os intentos da FNLA em reter essas populações, os seus bens e se calhar as suas vidas, há que salvaguardá-la do saque do poder popular», escreveu, na altura, o comandante Almeida e Brito.
A coluna partir de Carmona às 5 horas da manhã de 4 de Agosto de 1975, mas «pode dizer-se», refere o livro «HdU», que «a partir das 2 horas tudo se pôs a postos para que o horário fosse cumprido».
Efectivamente, às 5 horas da manhã, «toda a máquina se moveu». A coluna abriu com a Companhia de Comandos, seguindo-se as duas dos Cavaleiros do Norte. «Juntaram-se cerca de 700 viaturas, com alguns milhares de desalojados», anota o livro «História da Unidade».
A FNLA em Carmona

FNLA quis bloquear
os civis da coluna

As primeiras dificuldades surgiram ainda na cidade capital do Uíge, quando «a incompreensão dos civis gerou o primeiro problema com a FNLA, que, bloqueando-os, não os quis deixar sair».
Viveram-se momentos muito tensos, com permanentes e agressivas ameaças dos combatentes do movimento de Holden Roberto, mas tudo se resolveu pelas 5,15 horas, quando finalmente arrancou a coluna para o Negage - pessoalmente comandado pelo tenente-coronel Almeida e Brito, comandante do BCAV. 8423. 
Este episódio, porém, foi apenas o primeiro de vários da epopeica coluna de Carmona para Luanda (pelo Dondo), pois «esta resolução iria dar azo ao segundo e mais grave incidente, pois todos os que fugiram para o Negage, foram impedidos de partir»
O problema, reporta o «HdU», «iria atrasar em cerca de 8 horas a marcha da coluna».
Posta a coluna em marcha, em Carmona, «passou o controlo da FNLA no Candombe» e por volta das 7,30 horas, o nevoeiro serrado provocou um acidente e o abandono de duas viaturas médias. Depois, e já no Negage, também uma viatura pesada.
No Negage, incorporaram-se as viaturas do Aeródromo Base 3 e as Companhias de Caçadores ali estacionadas. A coluna fechava com a Companhia de Paraquedistas.

Daniel Chipenda

Chipenda no Negage
para passarem civis

O Negage «estava pejado de viaturas em toda a cidade», mas «a FNLA em peso quis impedir a sua saída, exceptuando as privadas da coluna militar»
E não era o caso das viaturas dos civis. Que as NT de modo algum iriam abandonar.
As negociações «foram improfícuas, tentadas plataformas várias, batendo-se sempre em falso». Refere o livro «História da Unidade» que «começou a odisseia dos civis, sentindo-se abandonados e entregues à sorte do querer da FNLA, convencidos que as NT os abandonariam», mas «assim não aconteceu».
«Após uma reunião com Daniel Chipenda, obteve-se a permissão para o trânsito da quase totalidade dos civis», sublinha o livro «HdU», sem especificar razões para os que ficaram.
O trio de furriéis do PELREC (Monteiro, Neto e Viegas) bem instalados em Viana, levantaram-se cedo nesse dia de há 47 anos, bem dormidos, e cedo se dirigiram ao Grafanil, onde nos esperava (entre outras tarefas) a limpeza das «miseráveis» instalações que tinham, sido destinadas aos Cavaleiros do Norte -os que na véspera chegaram, da CCS e da 1ª. ,CCAV., e os que, via terrestre, a essa hora rodavam da Carmona. Foi um «ver-se-te-avias» de limpezas, pois era importante criar razoáveis condições de descanso para os nossos companheiros que, por essas horas de 4 de Agosto de 1975, vinham a caminho de Luanda.

José A. Monteiro,
furriel da CCS
Furriel Monteiro da CCS, 
70 anos em Paredes !

O furriel miliciano José Augusto Guedes Monteiro, da CCS do BCAV. 8423, festeja hoje 70 anos, dia 4 de Agosto de 2022. Em Paredes certamente a lembrar-se dos 23 de 1975, já lá vão 47..., ao tempo e desde a véspera aquartelado no Campo Militar do Grafanil. 
Melhor dizendo, na Casa de Viana - que partilhava com os outros furriéis de Operações Especiais (Rangers) da CCS do BCAV. 8423: o Neto e o Viegas, todos do PELREC. 
Natural de Penafiel, mudou-se aos 3 anos para Marco de Canaveses (acompanhando a família, de pai colaborador de companhia eléctrica)) e lá regressou a 8 de Setembro de 1975, no final da nossa jornada africana do Uíge angolano. Fixou-se em Vila Boa de Quires, após o casamento com a sua Nani Queirós, mudando-se entretanto para Paredes e trabalhando como quadro nos Transportes Colectivos do Porto.
Há muitos anos já aposentado, continua a viver na cidade de Paredes, de onde há vezes «rodou» e surpreendeu o blogueiro e lhe tocou à porta de casa. Que boa surpresa! É para para Paredes e para ele (com quem falámos há momentos vai o nosso abraço de parabéns!

José M. Cordeiro,
1º. cabo do PELREC

Cordeiro, 1º. cabo PELREC,
70  anos em Porto de Mós !

O 1º. cabo José Manuel de Jesus Cordeiro foi atirador de Cavalaria de especialidade militar e combatente do PELREC da CCS dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423.
Natural de Portela do Vale de Espinho, da freguesia de Arrimala, em Porto de Mós, vive lá perto - na aldeia de Bezerra, onde casou e fez família. Trabalhou nas áreas da serração de madeira e da exploração de inertes, agora já gozando os prazeres da aposentação. 
Hoje mesmo, dia 4 de Agosto de 2020, festeja 70 anos e para lá e para ele, vai o nosso grande abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário