CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 13 de agosto de 2022

5 893 - MPLA a controlar Luanda, a FNLA a cercar a cidade e a UNITA já fora da capital!


Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, todos furriéis milicianos: José Querido,
Victor Guedes (que faleceu a 16/04/1998, de doença e em Lisboa), António Fernandes, Agostinho
 Belo (de óculos) e Ângelo Rabiço, que hoje festeja 72 anos em Guimarães!

O edifício do Comando do BCAV. 8423, no Quitexe e
a 24 de Setembro de 2019, quando por lá passou
o furriel Viegas da CCS


A quarta-feira de há 47 anos foi o dia 13 de Agosto e os
 Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 continuavam no Batalhão de Intendência de Angola (BIA), no Campo Militar do Grafanil e cada vez mais expectantes quanto ao seu ansiado regresso a Portugal.
Iam já no 15º. mês de comissão por terras angolanas, já veteranos e a mais antiga unidade em Angola, calejados pelos dramáticos dias do Uíge (principalmente nos primeiros dias de Junho desse ano) e pelas experiências do Bairro do Saneamento - a que tiveram de acorrer, enquanto «unidade de reserva do Região Militar de Angola».
Ao tempo desse distante dia, fontes militares portuguesas, em Luanda, adiantavam que «o MPLA mantém o controlo total da cidade» e que Agostinho Neto, o seu presidente, estava «agora numa posição que lhe permite assumir o poder total do Governo Central e declarar unilateralmente a independência».
As forças da FNLA, segundo o Diário de Lisboa, «dispuseram-se em torno da capital, a fim e pressionar o movimento rival a fazer cedências políticas». No entanto, «círculos militares indicaram que ainda não é previsível o contra-ataque deste movimento».
A UNITA já tinham abandonado a cidade, pelo que, ainda segundo o Diário de Lisboa, a retirada da FNLA «marcou o colapso do Governo de Angola, tripartido, que deveria conduzir os destinos do país até 11 de Novembro» - o dia da independência.
O alferes Fernando Ramos foi
Cavaleiro do Norte e elemento
das Forças Militares Mistas


Alferes Ramos, 72 anos
em Vila Nova de Foz Coa !

O alferes miliciano Fernando António Morgado Ramos, da 2ª. CCAV. 8423, festeja 72 anos da 14 de Agosto de 2022. Amanhã!
Oficial miliciano de infantaria, apenas em Maio de 1975 se juntou aos Cavaleiros do Norte, já em Carmona, onde fez o espólio da guarnição. E por lá pouco tempo esteve. Ido de férias para Luanda, lá ficou e integrou as Forças Militares Mistas. Regressou a Portugal no dia 22 de Outubro e concluiu a sua vida militar como oficial de justiça em Sete Rios (Lisboa) - função que, de resto, também já tinha assumido em Angola.
Concluiu depois a licenciatura em Direito, depois da sua formação académica inicial em seminário, e, profissionalmente, exerce a advogacia em Vila Nova de Foz Coa, de onde é natural, de Horta do Douro, onde reside e é cidadão ligado ao movimento associativo, nomeadamente aos Bombeiros Voluntários. É amanhã que comemora a bonita idade dos 72 anos. 
Muita saúde e parabéns!
Ângelo Rabiço

Rabiço, furriel de Santa Isabel,
faz 72 anos em Guimarães !

O furriel miliciano Ângelo Tuna Rabiço, enfermeiro da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, festeja 71 anos a 13 de Agosto de 2021
Professor do ensino primário de profissão (de que é aposentado), 
também passou pela vila do Quitexe e pela cidade de Carmona, regressando a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do Uíge africano do norte de Angola.
Fixou-se em Lordelo (Vila Real) e a vida levou-o para a cidade de Guimarães, onde reside e para onde e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário