CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 27 de agosto de 2022

6 907 - Julgamento popular e fuzilamento de 6 FAPLA´s do MPLA! Violação do território angolano!



O furriel Machado (primeiro, do lado esquerdo)
e o alferes Cruz (de bigode) numa saída para
trabalhos de manutenção de material do BCAV.
8423. Quem reconhece o furriel sentado (á
 direita), ao lado do condutor do Unimog?

Notícia do Diário de Lisboa sobre o
 julgamento e fuzilamento de 6 militantes
 do MPLA. Há precisamente 47 anos!



O dia 27 de Agosto de 1975, já lá vão 47 anos..., fica para a história angolana como sendo o do primeiro julgamento de um tribunal popular, que condenou à morte 6 elementos das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA),o exército do MPLA.
O julgamento decorreu no bairro Sambizanga, um dos vários dos subúrbios da capital angolana, sendo os 6 elementos acusados de «violarem, roubarem e assassinarem 11 pessoas». O tribunal, cuja composição desconhecemos, segundo o Diário de Lisboa então reportou, «pronunciou-se contra os réus, que foram fuzilados em público».
O MPLA, sobre os factos, emitiu um comunicado em que alertou os seus militantes para «a necessidade de cumprirem, integral e conscientemente, as disposições contidas nas leis de disciplina das FAPLA» e, por outro lado, reafirmou «mais uma vez», que «toda a infração a esse lei será punida  com a justiça e a rigidez que ele permite e que a gravidade do caso impuser».
Invasão sul-africana de Angola, na imprensa
portuguesa de há precisamente 46 anos

Violação do território angolano
por forças da África do Sul !

A 27 de Agosto de 1975, um comunicado do MPLA deu conta que, na véspera, forças militares sul-africanas «voltaram a violar a zona de Santa Clara, prosseguindo desta vez a sua marcha para Namacunde, em direcção a Chieve». 
A primeiro violação do território angolano já teria acontecido no dia 21, pelo mesmo posto fronteiriço de Santa Clara, povoação que, relatava o Diário de Lisboa, «foi totalmente arrasada». A 27 de Agosto de há 46 anos e ainda segundo o comunicado do MPLA, «ameaçavam invadir Pereira d´Eça, capital do Cunene»,
distrito controlado pelo movimento
presidido por Agostinho Neto.
O Conselho de Ministros português, presidido pelo coronel Vasco Gonçalves (o 1º. Ministro de então), já na madrugada desse mesmo dia 27 de Agosto de 1975 - e após uma reunião de 15 horas, começada na véspera... e em Lisboa - aprovou a «emissão de obrigações da dívida pública até 5 milhões de contos, relativas às deslocações e assistência aos retornados nacionais».
Era, segundo o comunicado do Conselho de Ministros, o valor dos encargos previstos para o ano de 1975, «a realizar ou já assumidas». Por essa altura, recordemos, uma histórica ponte aérea estava a, diariamente, transportar milhares de civis de Angola para Lisboa. Os chamados «retornados».

O furriel Machado,
doutor de Portugal,
desde Dezembro 2014
Doutor Manuel Machado, 
70 anos em Braga!!!

O furriel miliciano Manuel Afonso Machado, mecânico de armamento da CCS dos Cavaleiros do Norte, está em festa no dia da amanhã, que é 28 de Agosto de 2022: comemora 70 anos!
E é o organizador do encontro da CCS do BCAV. 8423.
Natural de Covelo do Gerez (Montalegre) é doutorado em Ciências Empresariais pela Universidade Fernando Pessoa, desde 10 de Dezembro de 2014. A tese foi «A avaliação da qualidade de serviço e da satisfação dos clientes da EDP Distribuição» - com a classificação máxima no grau pela Universidade Fernando Pessoa: aprovado por unanimidade do júri e com felicitações.
O Machado já era um dos primeiros a ter o grau de mestre pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), de que é docente convidado, e o segundo antigo aluno Doutorado em Ciências Empresariais. É licenciado em Contabilidade, pós-graduado em Higiene e Segurança do Trabalho, especialista em Gestão de Empresas, Mestre em Gestão e Doutor em Ciências Empresariais.
Profissionalmente, é Técnico Superior de Higiene e Segurança do Trabalho, acreditado pela Autoridade das Condições de Trabalho (ACT). Tem publicados artigos da área da gestão, em revistas científicas da especialidade. 
Mora em Braga e para ale vai o nosso grande abraço!

Os 1ºs. cabos Coelho, Jorge Silva e Lago 
Jorge Silva

Os 70 anos do Silva, 
1º. cabo de Zalala !

O 1º. cabo Jorge Manuel da Silva, Cavaleiro do Norte, da 1. CCAV. 8423, a de Zalala, festeja 70 anos a 27 de Agosto de 2021.
Rádio-telegrafista de especialidade milita, regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, ao  Corvo da freguesia de Carquerê, em Resende, de onde é natural. 
A vida «mobilizou-o» para Lisboa onde, por mais de 30 anos,  foi recepcionista-chefe da Messe de Sargentos, na Rua Luciano Cordeiro. Agora já aposentado, divide-se entre o Cacém e a Ericeira, para onde vai o nosso abraço de parabéns pelos 70 anos que hoje comemora! E mais venham. E bons!

Sem comentários:

Enviar um comentário