Cavaleiros do Norte do PELREC da CCS do BCAV. 8423 na Fazenda Luisa Maria. Atrás, 1º. cabo Hipólito e furriel Viegas. À frente, Caixarias, 1º. cabo Silvestre e Marcos |
Vasco Vieira, 1º. cabo, em 1974/75 |
Vasco, 1º. cabo da CCS,
70 anos em Matosinhos!
O 1º. cabo Vasco Araújo Soares Vieira, escriturário da CCS do BCAV. 8423, comemora 70 anos a 13 de Outubro de 2022.
O Vasquinho, como era popularmente conhecido na guarnição quitexana dos Cavaleiro do Norte do BCAV. 8423, é natural da cidade do Porto (da Rua Soares de Passos, em Massarelos) e lá voltou a 8 de Setembro de 1975, quando terminou a sua jornada militar por terras do Uíge angolano. E, depois do Quitexe, também tendo passado por Carmona. Fixado no Porto, lá viveu e lá trabalhou (na área comercial), também passando pela Rua do Lidador.
José A. da Liça |
José da Liça de Zalala, 70
anos em Viana do Castelo!
O soldado atirador José Afonso da Liça jornadeou pela Fazenda Maria João, a de Zalala, e depois pela vila do Quitexe e cidade de Carmona.
Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, também passou por Vista Alegre/Destacamento de Ponte do Dange, pelo Songo e por Carmona. Terá regressado a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, mas o seu nome não consta da lista de embarque desta subunidade do BCAV. 8423.
Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala: Moura, Silva (Montalagre e/ou Mamarracho) e Pereira. À frente, 1º. cabo Dorindo e furriel M. Dias |
Silva, o Montalegre, e/ou o
O soldado condutor-auto Fernando Alves da Silva, da 1ª. CCAV . 8423, a da Fazenda Maria João, na mítica Zalala, faria hoje 70 anos. Hoje, dia 13 de Outubro de 2022.
Infelizmente, faleceu há 26 anos, a 27 de Julho de 1995, de doença - julgamos saber.
Natural de Vilar de Perdizes, do concelho de Montalegre e por este nome conhecido (e também por Mamarracho) duranta a sua (e nossa) jornada africana do norte de Angola, lá voltou a 9 de Setembro de 1975, fixando-se na sua natal terra daquele município transmontano.
Nada mais sabemos dele, a não ser, por informação do furriel miliciano João Custódio Dias (TRMS), também de Zalala, que já faleceu, naquela data. Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário