CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 14 de abril de 2014

1 999 - Reforços em Carmona e emoção em Nova Lisboa

Viegas, em Nova Lisboa, com Isolina Neves (madrinha) e as netas 
Fátima e Idalina, a 14 de Abril de 1975. Em baixo, o emblema do BCAç. 5015
 
A 14 de Abril de 1975, a guarnição militar de Carmona foi reforçada com um grupo de combate do BCAÇ. 5015, que tivera CCS na Damba e aquartelamentos em Chimacombo (1ª. Caç.), Mucaba (2ª.), e Quivuenga e Cachalode (3ª.). Ao tempo, já a maior parte do Batalhão estava em Luanda, para regressar a Portugal. Eram os «Conscientes e Decididos».
A razão do reforço era simples, leio no Livro da Unidade: «Os incidentes de Luanda e Carmona vieram de ressaca até Carmona, dando origem a que houvesse que fazer intervenção a conflitos diversos». O mais grave tinha sido precisamente na véspera (ver post de ontem) - quando se registou uma acção de fogo, entre a FNLA e o MPLA. Situação que motivou o louvor ao alferes Meneses.
Isto enquanto, lá  pelo planalto do Huambo, eu e o Cruz flautiávamos a vida, «aquartelados» no Bimbe Hotel, da minha familiar Cecília Neves e onde vivia minha madrinha Isolina (foto), ao tempo já viúva de meu padrinho Arménio Tavares. Era mãe de Cecília e de Mário - este na Gabela, onde eu tinha estado em Setembro de 1974 e, ao tempo, também viviam Cecília e família.
A nota do verso da foto faz-me avivar a memória: neste dia fui visitar os irmãos Manuel e José Pires Viegas, que eram primos direitos de meu pai e com quem vivi, em situações separadas, momentos muito emotivos. Tinham sido muito amigos e era a primeira vez que nos encontrávamos, depois da morte de meu pai (em Agosto de 1972). A recordação encheu-nos a alma, que não chorou, mas encheu-nos as memórias de saudades e emoção. 

Sem comentários:

Enviar um comentário