CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 24 de abril de 2014

2 009 - Adeus a Vista Alegre e troca de prisioneiros

Vista Alegre, onde se aquartelou a 1ª. CCAV. 8423 (1975). 
Em baixo, Úcua, em Dezembro de 2012 (foto de Carlos Ferreira)



A véspera do 24 de Abril de 1974, lá por Santa Margarida, foi vivida nas calmas. Acabada a instrução da tarde, lá fomos nós no SIMCA 1100 do Neto, até Abrantes, para um panqueca de frango no churrasco. Um ano depois, foi a vez de eu e o Cruz voarmos do Lobito para Luanda, num avião da TAAG - que nos pregou um susto, quando passámos no céu de Catete, a´«cair» um poço de ar. 
O mesmo dia de há 39 anos (1975) foi o último da 1ª. CCAV. 8423 em Vista Alegre e Ponte do Dange, rodando para o Songo. A 21, aqui estivera o capitão José Diogo Themudo (2º. comandante), preparando a mudança. O mesmo dia em que, sem êxito, se tentou uma troca de prisioneiros, no Úcua - decidida pelo Gabinete Militar Misto. Ainda por lá andaram, por Úcua, os Cavaleiros do Norte da 1ª. e da 2ª. CCAV.´s 8423, dos capitães Castro Dias (os homens de Zalala que jornadeavam por Vista Alegre e Ponte do Dange) e José Manuel Cruz (os de Aldeia Viçosa).
Ao tempo e a partir de Carmona, procurava-se «obter a tal calma aparente e o entendimento entre todos os movimentos» e, por consequência disso, «encontrar soluções para todos os problemas, através de reuniões semanais». Eram estas, segundo leio no Livro da Unidade, «o primórdio do Estado Maior Unificado». Foi de uma delas, a de 22 de Abril de 1975, que se decidiu o patrulhamento a Úcua, para, cito o LU, «fazer-se a troca de prisioneiros».
Já em Luanda, mas a 24 de Abril desse já distante 1975, eu e  o Cruz descemos do TAAG, no aeroporto, e fomos parar à baixa, para uma jantarada no Paris Versailles, com o Rebelo Carvalheira do «A Província de Angola». Guerra? Mas quais guerra?!

4 comentários:

  1. Parabéns, Matos, tudo de bom Camarada, como pude verificar pessoalmente no nosso último encontro, ainda tens" memória de elefante," (Anuncio da TV,actual para vender porcaria)números mecanográficos, nomes, datas,e não sei que mais, é só carregar na tecla Enter e tu disparas de rajada.Impressionante, eu nem o nº do meu BI, sei de cor, conserva a mente e logicamente o corpo para que daqui a 100 anos me possas dizer onde moro. Feliz Aniversário e um Forte Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, Feliz Aniversário Camarada.
    Conserva a memória, és caso unico
    Américo Rodrigues

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Mário Matos,tudo bem?
    Espero que sim.
    Mário quero-te desejar um feliz
    aniversário junto dos teus familiares e amigos.Bebe um copo por mim.
    Um grande abraço deste Cavaleiro do Norte.
    Alfredo Coelho

    ResponderEliminar
  4. Parabéns ao Matos.
    AA Guedes

    ResponderEliminar