CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 26 de abril de 2014

2 011 - Desactivação de Aldeia Viçosa e a Constituinte

Aldeia Viçosa, aquartelamento da 2ª. CCAV. 8423. Foto de Carlos Ferreira, em Dezembro de 2012. Comandante Bundula (FNLA), captães Cruz e Fernandes e alferes Machado (em baixo)


Aos 26 dias de Abril. de 1975, hoje se completam 39 anos, aconteceu a saída definitiva da tropa portuguesa de Aldeia Viçosa, onde os Cavaleiros do Norte tiveram aquartelada a 2ª. CCAV., comandada pelo capitão José Manuel Cruz.  Lá tinham chegado a 10 de Junho de 1974.
Desactivada Aldeia Viçosa, refere o Livro da Unidade que podia «afirmar-Se que só a partir desta data se completou a remodelação do dispositivo, que se julga ser a última, até ao terminar da comissão». A 24, lembremos, a 1ª. CCAV. (a de Zalala e do capitão Davide Castro Dias) abandonara Vista Alegre e Ponte do Dange, indo para o Songo (com um Destacamento em Cachalonde). A 3ª. CCAV. do capitão José Paulo Fernandes, continuava no Quitexe.
Continuar, continuávamos eu e o Cruz por Luanda, já em final de férias e curiosos pelos resultados das eleições da véspera, para a Assembleia Constituinte. 
«O PS à frente» e «Grande maioria para os partidos de esquerda» era como titulava o Diário de Lisboa de faz hoje 39 anos. Ao tempo, a rapidez de contagem dos votos não era a de hoje, mas o jornal de Ruella Ramos (conotado com  esquerda) indicava que o PS teria eleito 73 deputados, conta os 45 do PPD (o actual PSD). Seguiam-se, na projecção, o PCP (com 21), o CDS (7) e MDP (2), sem que os outros partidos elegessem deputados, pelos dados desse dia. 
Tinham sido contados  4 733 666 votos e  ainda faltavam 651 freguesias. Os resultados finais seriam conhecidos dias depois. Os seguintes:
- PS: 116 deputados. Entre eles, eleitos por Aveiro, os meus conhecidos Carlos Candal, Cal Brandão (advogados) e Manuel Santos Pato (engenheiro), este de Águeda. E Manuel Alegre, o poeta, por Coimbra.
- PPD: 80. Meu conhecido, era o advogado Sebastião Dias Marques, aqui da vizinha vila de Eixo. Veio a ser Governador Civil de Aveiro.
- CDS: 16.
- PCP: 30.
- MDP/CDE: 5.
- UDP: 1.

Sem comentários:

Enviar um comentário