CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 17 de abril de 2014

2 002 - Santa Isabel para Carmona e ONU em Luanda

Fazenda de Santa Isabel, onde esteve aquartelada a 3ª. CCAV. 8423.  
Holden Roberto (FNLA), Agostinho Neto (MPLA) e Jonas Savimbi (UNITA)


Aos 15 dias do mês de Abril de 1975, lá por Carmona, a capital do Uíge angolano, a guarnição dos Cavaleiros do Norte foi reforçada com um grupo de combate da 3ª.  CCAV. 8423, a de Santa Isabel e do capitão José Paulo Fernandes. Desde 10 de Dezembro de 1974, estava instalada no Quitexe, de onde a CCS tinha saído a 2 de Março.
A remodelação do dispositivo militar andava para ser feita desde o princípio do mês, mas era sucessivamente adiada por faltarem decisões sobre a ocupação das instalações militares que se iam abandonar e eram desejadas por FNLA e MPLA - a UNITA, por lá mal existia. Contudo, precisava Carmona de reforço, para garantir serviços e segurança de bens e de pessoas, na cidade e vias de acesso.
No mesmo dia, mas à noite, chegou a  Luanda a Delegação da ONU, chefiada por Abdul Farah, assistente do secretário geral Kurt Waldheim. Mas foi recebida  sob «uma verdadeira tempestade de protestos públicos e oficiais», como noticiava o Diário de Lisboa. Abdul  Farah reagiu e afirmou que «todo o mundo deseja a paz em Angola e os movimentos de libertação possuem, sem duvidam, dirigentes conscientes, por isso mesmo estamos cientes que, sob direcção desses dirigentes, a prosperidade angolana é perfeitamente possível». 
Emqunto isso, os presidentes Agostinho Neto, do MPLA (em Lusaka, com Kaunda), Jonas Savimbi, da UNITA (em Lusaka e Dar-es-Salan) e Holden Roberto, da FNLA (no Zaire, com Mobutu, seu cunhado), procuravam apoio para os seus movimentos. Assim ia o processo de descolonização e independência de Angola. há 39 anos!

Sem comentários:

Enviar um comentário